Check-up Cardio: qual a sua importância

Para manter nosso coração saudável, os exames de rotina são imprescindíveis. Em outras palavras, através do Check-Up Cardio é possível detectar problemas precoces, aumentando as chances de sucesso na prevenção, no tratamento e na cura de doenças. Segundo a OMS, 80% das doenças que afetam o coração podem ser prevenidas...

Para manter nosso coração saudável, os exames de rotina são imprescindíveis. Em outras palavras, através do Check-Up Cardio é possível detectar problemas precoces, aumentando as chances de sucesso na prevenção, no tratamento e na cura de doenças.

Segundo a OMS, 80% das doenças que afetam o coração podem ser prevenidas com uma simples mudança nos hábitos de vida. O check-up cardiológico controla esses fatores e vai além, pois identifica precocemente possíveis alterações que comprometem o coração, mesmo antes dos sintomas.

A frequência dos check-ups varia de acordo com o histórico familiar de cada pessoa, seu estilo de vida e a idade. Por isso, é importante iniciar desde muito cedo.

No geral, o médico deve determinar a melhor frequência para cada caso, bem como a lista de exames de cada paciente, de acordo com suas necessidades, histórico familiar e gênero, etc.

Principais condições que influenciam o aparecimento de doenças cardíacas

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Colesterol alto;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Estresse;
  • Distúrbios endócrinos, infecciosos e nos rins.

Ainda assim, quando uma pessoa possui um ou mais dos fatores, mas se consulta com um médico periodicamente, o profissional orienta sobre mudanças de hábitos necessárias, assim como acompanha sua evolução.

Leia mais: Hipertensão Arterial: o que é e quais são os maiores fatores de risco?

O Check-up Cardio inclui:

Consulta com a Cardiologia

A consulta com a cardiologia pode prevenir o surgimento de doenças no coração, identificando e tratando os fatores de risco. Além disso, uma avaliação médica regular possibilita o diagnóstico precoce eleva as chances de cura.

Quando a consulta acontece com frequência, dificilmente uma disfunção passa despercebida. Até porque o paciente é analisado de forma individual, conforme sua idade, histórico familiar, sintomas e os fatores de risco.

Eletrocardiograma

Mede atividade elétrica do coração ao observar o ritmo, a quantidade e a velocidade de suas batidas. Por isso, é fundamental para detectar doenças como arritmia, infarto e entre outras.

Hemograma + plaquetas 

Avalia a situação das células sanguíneas e serve para fazer o diagnóstico, ou mesmo o controle, da evolução de várias doenças.

Glicose de jejum

Mede o nível de açúcar no sangue e, desse modo, serve para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia.

Creatinina

Sua função principal é mostrar como está o funcionamento dos rins.

Triglicerídeos 

A princípio, mostra como está o metabolismo das gorduras no corpo e também indica fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Hemoglobina glicada

Mede a glicose no sangue, avaliando o consumo médio de açúcar dos últimos 90 dias.

EQU – Exame qualitativo de urina

Analisa o PH, as proteínas, a densidade e outros componentes da urina para investigar a presença de infecções ou disfunções do sistema urinário. Ainda assim, é fundamental no controle de doenças hipertensivas e metabólicas.

Colesterol total + HDL + LDL

Antecipadamente, avalia a quantidade de colesterol e os seus subtipos na circulação, como o HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). Portanto, é fundamental para ajudar o médico a calcular o risco de doenças cardiovasculares e entupimentos nas artérias causadas pelo colesterol alto.

Potássio e sódio

Essencial para saber a quantidade destas duas substâncias e avalia a função renal, o equilíbrio ácido/básico, a função neuromuscular e o comportamento da pressão arterial.

Assim como, não procure o médico somente quando algo estiver errado, prevenir é sempre a melhor alternativa! Quem agenda consultas somente quando sente algo, corre o risco de descobrir a presença de problemas em estágio avançado. 

As doenças no coração pioram a sua qualidade de vida, por isso, o check-up é fundamental. Mas vale lembrar que a prevenção não se resume apenas aos exames, muito além disso, é preciso uma atenção especial ao estilo de vida, adotar uma rotina de exercícios, alimentar-se com disciplina e tentar ao máximo combater o estresse.

Quando o assunto é a nossa saúde, o bom conselho de nossos avós vale ouro: prevenir é melhor que remediar!

Aqui na Central de Consultas, sabemos da importância de cuidar bem do coração, por isso, temos o Check-Up Cardio. Com ele, você realiza uma consulta com a área de Cardiologia e outros 11 exames essenciais para identificar qualquer problema.

Enfim, oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia!

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br/agenda ou, se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp, basta mandar um “Oi” para o (51) 3227.1515 e realizar o agendamento da sua consulta.

Compartilhar:

ícone do whatsapp
Agende sua consulta pelo WhatsApp