central-de-consultas-logotipo-19-anos

Consulta Médica Online: Como o digital pode ajudar na saúde mental durante a pandemia

O ano de 2020 mudou por completo a vida das pessoas, não há como negar. Rapidamente, tivemos que nos adaptar. E, com isso, até mesmo consulta médica online passou a ser normal.

Em um ano no qual a saúde mental foi o tópico central de diversos debates, como nunca havia sido antes, passar a ter empatia com o próximo virou tema de casa.

Leia mais: A importância dos exames laboratoriais

Sendo assim, muitos médicos tiveram que se readaptar ao que passamos a chamar de novo normal. Máscaras e álcool gel tornaram-se itens essenciais como nunca. Da mesma forma, o digital com o home office passou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros e de boa parte da população mundial.

Mesmo que, em algumas empresas e países, essa modalidade já fosse muito utilizada, 2020 marcou o pontapé inicial para mais espaço dela na forma de trabalhar.

De quebra, outra palavra entrou em nosso vocabulário, o isolamento social. Com o altíssimo índice de contágios da Covid-19, as casas passaram a ser mais do que lares, elas se transformaram em fortalezas.

Pois bem, com todos esses tópicos colocados na mesa, vamos conversar um pouco sobre consulta médica online e, também, como o digital pode ajudar na saúde mental em tempos de isolamento social.

Nos acompanhe, pois vamos fazer uma conversa em que a troca de informações é primordial para uma melhor saúde mental.

 

Telemedicina ou Consulta Médica Online, o que é?

Antes de mais nada, precisamos entender o que o termo telemedicina, ou ainda consulta médica online quer nos dizer na prática.

Essa palavra é oriunda do grego tele, que quer dizer distância ou longe. Sendo assim, se unirmos como medicina, seria algo como uma consulta médica a distância.

Esse termo entrou em nossos vocabulários muito em virtude da pandemia de coronavírus, que teve início em 2019 na China e no ano passado se espalhou pelo mundo todo.

Devido ao isolamento social, medida restritiva que visa diminuir a propagação do vírus Sars-Cov-2, em abril de 2020 a modalidade de atendimento médico foi autorizada por lei no Brasil. Em outros países, tal forma de consulta já era mais utilizada há um bom tempo.

No entanto, mesmo que a palavra possa soar ainda com um ar novo, seu uso já é um pouco mais antigo. Ainda nos séculos XIX e XX, algumas instituições de saúde começaram a utilizar a telemedicina como forma de atendimento médico.

Leia mais: Quais são as principais vantagens em optar por uma Clínica Popular?

Isso se dava em virtude de viagens longas nas quais seriam apenas entregues papéis como receita, por isso, uma simples correspondência com um receituário médico já era considerada telemedicina.

Entretanto, no século XXI, com o avanço das tecnologias digitais e a internet ganhando cada vez mais espaço, a consulta médica online vinda desses meios também foi crescendo aos poucos.

Muitos estudiosos da área já começam a dizer que o seu uso pode deixar de ser somente emergencial e tornar-se uma atividade dentro da cartela médica. Afinal, em alguns casos de menor gravidade, uma conversa por um aplicativo pode auxiliar o paciente.

Vamos para uma rápida lista com algumas aplicações da telemedicina.

 

Teleconsulta

Em alguns casos, como o atendimento psicológico, a teleconsulta passou a ser utilizada em 2020. Em situações nas quais a tela de um computador possa auxiliar tanto na proteção contra a Covid-19 como para ajudar o paciente a obter os retornos desejados.

Ainda assim, essa modalidade pode ser feita como uma espécie de troca entre dois médicos para monitorar a situação de um paciente. Quando um dos especialistas não está 100% sobre um laudo, e quer evitar o contato físico com um colega de profissão, a troca de informações pode ser feita de forma virtual.

 

Teleducação

É claro que atividades práticas de uma universidade não serão feitas a distância, pois a parte presencial é mais do que importante, é essencial para o desenvolvimento profissional de um futuro médico.

Em contrapartida, seminários, webinars e palestras podem ser feitas por meio de alguma plataforma digital. Isso também se aplica em atividades de telemedicina.

 

Emissão de laudos médicos

Talvez a modalidade mais utilizada nos últimos anos referente a medicina online seja a emissão de laudos e resultados de exames.

Muitas cooperativas de planos de saúde, ou até mesmo laboratórios já têm adotado o uso de plataformas nas quais colocam os resultados dos testes para que os pacientes possam acessar por lá.

Com a pandemia, e diversos testes de Covid-19 sendo feitos, essa opção de atividade médica online ganhou mais espaço ainda.

 

Consulta médica online e saúde mental

Anteriormente, citamos o exemplo da psicologia sendo uma das consultas viáveis a serem feitas de maneira online.

No entanto, de que forma o digital pode auxiliar em manter uma boa saúde mental durante o isolamento social devido a pandemia?

Em virtude da pandemia de Covid-19, as pessoas precisaram se recolher para seus lares. Isso se deu, e continua acontecendo nos grandes centros, como alternativa para reduzir os números de casos da doença.

Todavia, boa parte da população mundial começou a sofrer com ansiedade e depressão. Sintomas que vem do medo do futuro, ou receio com o que pode ocorrer, e ainda por ter que ficar sozinho, sem o contato com amigos e familiares.

Leia mais: A importância do Check-up na prevenção de doenças

Um psicólogo ou psiquiatra são os profissionais essenciais para ajudar no tratamento dessas doenças. Com as técnicas aprendidas em seus estudos, e até mesmo com uso de alguns medicamentos, sua profissão tornou-se mais do que importante, primordial para o bem-estar da população mundial. E promete ser cada vez mais nos próximos anos.

Sintomas como compulsão alimentar, o medo com o futuro e o incerto, e, até mesmo a convivência com pessoas que moram com você podem ser fatores desencadeadores destes transtornos.

Todavia, entrar em contato com o seu psicólogo ou psiquiatra neste período é muito importante para manter o bem-estar.

Neste período em que estamos isolados, algumas atitudes podem ser tomadas para melhorar o dia a dia. Sendo assim, vamos para uma rápida lista com dicas.

 

Consuma conteúdos melhores

É impossível não ficar preocupado com toda a situação que o mundo está vivendo em virtude da pandemia de Covid-19. Diversos países tiveram que adotar o lockdown como principal medida para evitar os altos números de contaminação.

Mesmo assim, sempre que possível, consuma conteúdos de qualidade. Busque fontes confiáveis, evitando blogs e páginas que estão no ar apenas para passar desinformações ou causar alvoroços na população.

 

Melhore os seus hábitos

Neste ínterim, é comum que as pessoas não achem seguro ir em uma academia ou parque para se exercitar. Todavia, manter uma rotina saudável é uma das principais formas de lidar melhor com o período de isolamento social.

Mantenha hábitos positivos como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, mesmo dentro de sua casa ou apartamento. Alongamentos, comer frutas e verduras são bons exemplos disso.

 

Converse com amigos e familiares

Os meios digitais, como WhatsApp, Skype, Zoom, Google Meet, entre outros, disponibilizam chamadas de vídeo, e isso é muito positivo na medida em que, se você mora sozinho, é muito importante manter o contato com seus entes queridos.

Marque um horário fixo por dia para conversar com seus familiares e amigos por meio dessas plataformas virtuais, certamente o seu dia melhorará e muito.

 

Tenha um momento de descanso

O home office pode passar um sentimento de segurança, afinal, você está em sua casa, quer lugar melhor para trabalhar?!

Mesmo assim, busque momentos de descanso, pratique meditação, e, acima de tudo, preze por uma boa noite de sono. Tudo isso ajudará a melhorar o seu bem-estar e tornará os dias mais positivos.

 

Conheça a Central de Consultas

Caso você ainda não faça esse tipo de consulta – com psicólogos e psiquiatras –, esqueça os preconceitos que já foram ditos sobre essa prática, hoje, o bem-estar pessoal é uma das peças mais importantes para a boa convivência em sociedade e também para um sucesso na vida pessoal e profissional.

Neste momento em que ter atenção com a saúde mental torna-se essencial para o bem-estar da população mundial, a Central de Consultas está realizando consulta médica online com psicólogos e psiquiatras para melhorar a saúde das pessoas.

Clique aqui e agende a sua consulta online!

 

 

Compartilhar: