central-de-consultas-logotipo-19-anos

Métodos contraceptivos além da pílula

Atualmente, existem no mercado várias opções de métodos contraceptivos além da pílula que ajudam a evitar a gravidez indesejada, porém, mesmo estando em 2021, apenas a camisinha evita a gravidez e protege contra doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo e, por isso, deve ser usado em todas as relações, especialmente quando não se conhece o parceiro ou parceira.

 

Antes de escolher e usar um método anticoncepcional é importante consultar o ginecologista para decidir qual a opção mais adequada, sendo que o melhor método é sempre o mais adequado às condições da mulher e do homem como, por exemplo, idade, condição de saúde, doenças pré existentes ou alergias.

 

Conheça agora, os métodos contraceptivos mais utilizados, além da pílula:

 

Implante Anticoncepcional

O implante anticoncepcional é um método que ajuda a prevenir a gravidez através de um pequeno tubo de plástico que é introduzido na parte interna do braço (embaixo da pele). Todo esse procedimento deve ser realizado pelo ginecologista

 

O implante libera hormônios para o sangue de forma lenta, impedindo a ovulação e dificultando a entrada dos espermatozoides no útero da mulher. Ele pode permanecer no braço da mulher até 3 anos, porém, só pode ser colocado e tirado pelo ginecologista. Após a remoção, a fertilidade volta ao normal em até 1 mês.

 

Além de evitar a gravidez, o Implanon pode ser usado para diminuir a dor abdominal causada pela menstruação. Além disso, o implante não interfere com o contato íntimo, nem com a amamentação e, é um excelente método para mulheres que se esquecem com frequência de tomar o comprimido, têm doenças mentais ou problemas gastrointestinais.

 

Se você se interessou por esse método, converse com seu ginecologista e veja se é indicado para você. Para colocar e tirar o implante é necessário fazer uma pequena cirurgia com anestesia local que é aplicada no braço, sendo normal nos primeiros 3 dias depois da intervenção ter dor ou ficar com uma pequena mancha roxa.

 

Dispositivo Intrauterino (DIU)

O dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, é um método contraceptivo de plástico em forma de T que é introduzido no útero pelo ginecologista e que pode permanecer cerca de 5 anos mantendo a sua eficácia.

 

Esse método é extremamente eficaz e não causa desconforto, impedindo a gravidez por ação do cobre ou libertação de hormônios que dificultam a fecundação.

 

O DIU não interfere no ato sexual e é um bom método para quem esquece de tomar o comprimido todos os dias, pois pode permanecer no útero por vários anos, mas atenção, o procedimento de inserção precisa ser feito por um profissional da saúde e, em alguns casos, pode levar ao aparecimento de anemia.

 

Lembrando que, o DIU, pode causar dor durante alguns dias depois da colocação, levar a pequenas perdas de sangue nos meses seguintes e pode ainda aumentar o risco de infecções vaginais. Por isso, antes de optar por esse método, consulte seu ginecologista.

 

 

Camisinha Masculina ou Feminina

O preservativo é um método excelente para evitar a gravidez, além de ser o único método que protege do contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids ou sífilis.

 

Porém, para ser eficaz, é necessário colocar a camisinha corretamente antes de cada relação, impedindo o contato direto entre o pênis e a vagina, evitando que os espermatozóides cheguem até útero.

 

As camisinhas tem um custo acessível, são fáceis de colocar, não causam qualquer tipo de alteração no corpo e protegem contra doenças sexualmente transmissíveis. Porém, algumas pessoas podem apresentar alergia ao material do preservativo que, normalmente, é feito de látex. Além disso, a camisinha pode causar desconforto em alguns casais ou rasgar durante o contato íntimo, por isso, é necessário estar sempre atento. 

 

Laqueadura ou Vasectomia

A cirurgia é um método contraceptivo definitivo, impedindo a mulher ou o homem de ter filhos para o resto da vida por isso, na maioria dos casos, este método só é utilizado depois de tomar a decisão de  não ter mais filhos, sendo mais frequente em mulheres ou homens com mais de 40 anos.

 

No caso da mulher, é feita a laqueadura das trompas com anestesia geral, onde é feito um corte ou um torniquete nas trompas, que são fechadas, impedindo o encontro do espermatozóide com o óvulo. A esterilização definitiva da mulher exige internamento por cerca de 2 dias e, normalmente, a recuperação demora cerca de 2 semanas.

 

A vasectomia é a cirurgia realizada no homem, com anestesia geral que demora cerca de 20 minutos, sendo feito um corte no canal por onde passam os espermatozóides dos testículos até às vesículas seminais. Embora o homem deixe de ser fértil, a produção do ejaculado continua normal e não há desenvolvimento de impotência.

 

Existem diversas opções de métodos contraceptivos, além da pílula, disponíveis no mercado para todos os bolsos e estilos de vida. Mas, seja qual for o método a ser utilizado, sempre defina junto com seu médico. É o seu ginecologista que poderá indicar o mais adequado para você

Aqui na Central de Consultas, nosso paciente faz uma avaliação com o ginecologista e, após, realiza o procedimento. Trabalhamos com os métodos mais modernos, como o implante e o DIU. Para saber mais, agende sua consulta através do telefone: (51) 3227-1515.

Compartilhar: