central-de-consultas-logotipo-19-anos

Vista cansada? Veja 5 dicas para cuidar da saúde ocular

Vista cansada? Veja 5 dicas para cuidar da saúde ocular

Após os 40 ou 45 anos de idade, naturalmente ocorre o enfraquecimento do músculo ciliar, responsável por acomodar o cristalino – uma lente que temos dentro dos olhos e que torna nossa visão nítida para todas as distâncias. Esse e outros fatores, como a falta de tratamento de doenças oculares pré existentes ou mesmo a falta de cuidados com os olhos, acabam sobrecarregando a visão e provocando a fadiga ocular.

 

Sintomas de vista cansada

 

Vista cansada, fadiga ocular, fadiga visual, cansaço ocular, são todas formas de nos referirmos ao cansaço nos olhos. Esse desconforto é causado por diversos fatores ou ocorrer apenas por um esforço ocular momentâneo, que desaparece apenas com repouso. 

 

Por isso, é importante saber o que é vista cansada e identificar os principais fatores de risco para a saúde dos seus olhos. Os sintomas mais comuns de fadiga ocular são:

 

Dor de cabeça;

Dor e vermelhidão nos olhos (ardência ou irritação);

Olhos secos ou lacrimejantes;

Visão turva (visão embaçada) ou dupla;

Fotofobia (aumento da sensibilidade à luz);

Dor no pescoço, ombros ou costas;

Dificuldade em concentrar-se.

 

Estes sintomas podem diminuir a qualidade de vida e caso sejam persistentes devem ser tratados por um oftalmologista para saber se não há nenhuma outra doença associada.

 

Conheça 5 dicas para cuidar da sua saúde ocular 

 

Alimentação equilibrada

 

Muito tem se falado sobre a importância que uma alimentação equilibrada tem em diversos aspectos da saúde humana, e com a visão isso não poderia ser diferente. Por isso, uma alimentação rica em vegetais, frutas e frutos do mar é uma das melhores opções para cuidar da sua saúde. 

 

Isso porque, os vegetais são uma grande fonte de luteína, zinco e vitaminas A, C e D. Principalmente aqueles que tem cores verde mais escuro como a couve e o espinafre, mas também outros como a cenoura, por exemplo. Já as frutas cítricas como a laranja também muito recomendadas por serem ricas em vitamina C, entretanto, você também pode diversificar a sua alimentação comendo outras frutas como o mamão e a manga que são grandes fontes de vitamina A. 

 

Já os peixes são indicados por possuírem um alto teor de ômega 3 e 6. Que são super importantes para a preservação de vasos sanguíneos que podem acabar irritando a retina ocular

 

Descanse os seus olhos 

 

Manter o seu sono em dia também é muito importante. Não somente para a sua saúde ocular como também para várias outras questões como o melhor funcionamento do seu metabolismo e o aumento da sua concentração.

 

Uma rotina de sono adequada vai ajudar a manter a hidratação e descanso dos seus olhos, evitando vermelhidão, inchaços e sintomas da popular “vista cansada”. Além disso, para os amantes de maquiagem, vale lembrar a importância de retirar bem os vestígios de produtos antes de dormir. Isso porque, esses produtos podem acabar causando sérios problemas no globo ocular, como a irritação e a inflamação. 

 

Uma outra dica super eficiente é que você estabeleça alguns momentos de descanso para os olhos durante o dia. Principalmente se você trabalha em frente ao computador. Por isso, realize o método 20-20-20, a cada 20 minutos em frente a uma tela. Pare o que estiver fazendo para focar o seu olhar em um objeto que esteja a, aproximadamente, 20 metros de distância por 20 segundos. 

 

Realize uma consulta regularmente com o oftalmologista 

 

Primeiramente, para manter a sua saúde ocular em dia é essencial que você faça uma consulta de rotina pelo menos uma vez ao ano. Se você já usa óculos de grau, marque a sua consulta de acordo com a recomendação do seu médico. 

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50 milhões de brasileiros sofrem de algum problema de visão. Deste número, cerca de 60% são de cegueira e deficiência visual que poderiam ter sido evitadas através de uma consulta oftalmológica. Isso acontece na maioria das vezes porque as doenças oculares são muito silenciosas e não apresentam sintomas até que seja tarde demais. 

 

Pratique regularmente atividade física 

 

Praticar atividades físicas diariamente ajudam a melhorar o funcionamento cardíaco e ativam a circulação sanguínea. O que faz com que o oxigênio e os nutrientes necessários para a saúde ocular cheguem com mais facilidade aos seus olhos. Além disso, outras causas que são super comuns de problemas com a visão são o diabetes, a hipertensão e o alto colesterol. Além das doenças sistêmicas controladas com a prática de exercícios físicos.

 

Proteja os seus olhos do sol

 

Por fim, é muito importante que você também tenha cuidado com a luz solar. Por isso, para manter a sua saúde ocular em dia é muito importante que você proteja os olhos dos raios ultravioletas.

 

Consulte com um oftalmologista na Central de Consultas 

 

Aqui na Central de Consultas você encontra a especialidade de oftalmologia, onde fazemos exames como acuidade visual, tonometria, mapeamento de retina, ultrassonografia e biometria. 

 

Por fim, não perca tempo! Agende sua consulta diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.   

 

Compartilhar: