Você conhece todas as características do câncer de mama? Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate a essa doença. Por isso, é bom aproveitar esse momento para ficar informado e fazer a prevenção correta. No texto de hoje, você vai ver: O que é câncer de mama Fatores de risco; Sintomas; Tipos […]
Você conhece todas as características do câncer de mama? Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate a essa doença. Por isso, é bom aproveitar esse momento para ficar informado e fazer a prevenção correta.
No texto de hoje, você vai ver:
Confira!
Câncer de mama é um tumor maligno (neoplasia maligna) que surge quando células anormais das mamas crescem desordenadamente. Geralmente, essas células fazem parte do tecido epitelial, mas também podem estar nos tecidos adiposo e fibroso.
É comum que o tumor se instale no revestimento dos ductos lactíferos (por onde passa o leite materno). Mas, também é encontrado nos lóbulos mamários (glândulas que produzem leite). A doença pode se espalhar para outras partes do corpo, no processo chamado de metástase.
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. São mais de 2.2 milhões de casos e 684.996 mortes em todo o planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Já no Brasil, é o segundo tumor maligno mais comum na população feminina. Está atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Só em 2022, esperam-se 66.280 novos casos para o cancro da mama. A incidência é maior no Sudeste e no Sul.
O câncer de mama também é a neoplasia maligna que mais mata mulheres no país. As mortes pela doença correspondem a 16,7% de toda a mortalidade por câncer na população feminina. Os dados são do Relatório Anual do INCA em 2022.
Existem fatores de risco para o câncer de mama, características que aumentam as chances de manifestação da patologia. São elas:
Os sintomas de câncer de mama são variados, mas os mais recorrentes são:
Ter um ou mais sintomas não significa câncer, porque há outras doenças mamárias com algumas dessas características. Só um médico ginecologista ou mastologista pode fazer o diagnóstico correto.
A patologia pode se manifestar de modos diferentes. Os tumores têm desenvolvimento em velocidade variada, dependendo da pessoa.
Os tipos mais comuns de câncer de mama são:
Os dois tipos têm chances de cura (em cerca de 95%), se o diagnóstico for feito precocemente.
Existem tumores raros de mama, também. São eles:
O câncer de mama também pode ser diagnosticado em homens, mas é algo raro (1% dos casos). Ainda assim, é importante estar atento aos seguintes sintomas:
Ter histórico familiar de câncer de mama masculino é um fator de risco para os homens. Outras causas são: exposição à radiação, uso de hormônios (estrogênio), aumento do tecido mamário, alterações nos testículos, alcoolismo e envelhecimento.
Homens com Síndrome de Klinefelter têm mais risco de desenvolverem câncer de mama. As chances são de 20 a 60 vezes maiores do que a população masculina geral.
Caso você tenha algum dos sintomas, procure um mastologista. Alguns sinais do câncer de mama masculino são semelhantes à ginecomastia. Por isso, só uma avaliação médica pode dar o diagnóstico correto.
O tratamento do câncer de mama varia dependendo do tipo e estágio do tumor. Mas, o câncer de mama tem cura, quando diagnosticado cedo. O melhor procedimento é escolhido pelo médico. Os tipos de tratamento são:
Outra cirurgia feita em mulheres é a reconstituição da mama, pós mastectomia.
Existe também a mastectomia preventiva ou mastectomia profilática. Essa é a retirada preventiva das mamas de mulheres com histórico familiar de câncer. Porém, essa intervenção cirúrgica só pode ser realizada com prescrição médica.
A prevenção do câncer de mama ainda é a melhor opção para diminuir os riscos de desenvolver a doença.
O exame de mamografia é a medida preventiva mais recomendada. Ela é indicada a partir dos 50 anos, com realização a cada dois anos. Mas, para mulheres com histórico familiar de câncer de mama, deve ser feita desde os 35 anos, anualmente.
Não há riscos ao realizar o exame de mamografia, pois a radiação é muito baixa e não afeta a mulher.
Na Central de Consultas, você realiza a mamografia digital e a mamografia bilateral. Agende uma data e horário de sua preferência pelo telefone (51) 3227.1515.
Aproveite também para conhecer a Dr. Central, rede de benefícios que permite até 50% de desconto em exames. Faça sua assinatura com apenas R$30,00 mensais por pessoa. Entre em contato pelo telefone (51) 3092.6060 ou Whatsapp (51) 99333-7860.