central-de-consultas-logotipo-19-anos

Cuidados com a pele no inverno

Morar no Sul é conhecer perfeitamente as 4 estações do ano, cada uma com suas dores e delícias. Em cada estação, nossa pele sofre um pouco e mudam os cuidados com a pele, afinal, aqui a temperatura é 8 ou 80. Enquanto no verão passamos muito calor, nos dias de inverno, quase congelamos de tanto frio. 

 

Leia mais: Dicas de cuidados com a pele no verão

 

Com as baixas temperaturas e a diminuição da umidade do ar, o tecido cutâneo fica muito ressecado, o que deixa a pele mais áspera, sensível e propensa a lesões. É por isso que viemos te trazer algumas dicas preciosas sobre cuidados com a pele no inverno, que vão te salvar!

 

Leia mais: Dermatologia: tudo o que você precisa saber sobre a especialidade médica

 

Dicas de cuidados com a pele no inverno

Hidratação do Rosto

Use um hidratante facial específico para o seu tipo de pele. O rosto é uma das regiões mais expostas ao vento frio, por isso ele precisa de cuidados especiais. Embora o hidratante facial seja fundamental para quem tem a pele seca, pessoas com a pele oleosa também devem usar um hidratante para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo. Lembre-se: a oleosidade não quer dizer hidratação!

 

Proteja os lábios

A pele que fica sobre os lábios é muito fina e delicada, ficando mais exposta às rachaduras provocadas pelo ressecamento. Por isso, recomenda-se utilizar um hidratante labial com protetor solar (FPS) várias vezes ao dia, protegendo os lábios contra o frio, o vento e a baixa umidade do ar.

 

Outra dica importante é evitar puxar as “pelezinhas” que se soltam, pois isso pode causar sangramentos e lesões bem incômodas e doloridas.

 

Não esqueça do corpo

Com o frio, é natural que dê preguiça de hidratar o corpo todo, mas tem maneiras de facilitar o processo – e produtos que conseguem recuperar mesmo as peles mais secas. Mãos, cotovelos e joelhos são regiões que têm poucas glândulas sebáceas, o que faz com que elas produzam uma quantidade menor de óleo e fiquem mais vulneráveis aos prejuízos causados pelo frio.

 

Portanto, os cuidados com a pele no inverno também incluem o uso de um hidratante corporal para evitar a perda de água e uma esfoliação suave quinzenal ou conforme as necessidades para remover as células mortas.

 

Use protetor solar

A radiação UVB, é a maior causadora das queimaduras por ser mais intensa no verão. Entretanto, os raios UVA, que aceleram o envelhecimento e aumentam ainda mais o risco de câncer de pele, têm a mesma intensidade o ano todo.

 

Por isso, o protetor solar deve ser utilizado diariamente mesmo no inverno, inclusive em dias nublados, pois a radiação atravessa as nuvens. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e com FPS 30 ou superior.

 

Evite banhos muito quentes

Deve-se dar preferência à água morna para evitar danos à camada protetora da pele. Além disso, é recomendável utilizar sabonete neutro e evitar o uso de esponjas e buchas muito ásperas.

 

Outro motivo para evitar banhos muito quentes é que eles podem causar a descamação do couro cabeludo. A dermatite seborreia (caspa) é mais acentuada no inverno devido à maior velocidade do crescimento das células, e a água quente pode desequilibrar ainda mais a produção de sebo. 

 

Consuma alimentos que ajudam a proteger a pele

Além de ter uma alimentação saudável, é importante consumir os nutrientes que favoreçam os cuidados com a pele. Este é o caso das isoflavonas, presentes na soja, que ajudam a evitar o ressecamento por preservar o conteúdo de água e proporcionam mais elasticidade ao tecido cutâneo.

 

A vitamina E e o selênio, que contribuem para conservar a qualidade da pele, são encontrados em oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. E uma boa notícia para quem é fã de chocolate: a versão amarga contém flavonóides, substâncias com efeito antioxidante que também são benéficas para a pele. 

 

Além dos alimentos, não esqueça de beber água. Mesmo nos dias mais frios, onde não sentimos sede, tomar (pelo menos) 2 litros de água é essencial para o bom funcionamento do corpo!

 

Consulte o dermatologista

Caso você já tenha a pele bastante sensível ou ela esteja muito ressecada, avermelhada ou apresentando alguma lesão, é fundamental conversar com o dermatologista para obter o diagnóstico correto e descobrir a melhor forma de tratamento.

 

Além disso, o médico vai orientar você sobre os produtos mais adequados para o seu tipo de pele, levando em consideração características como nível de oleosidade, tendência ao ressecamento e grau de sensibilidade. Agende sua consulta aqui na Central de Consultas. Temos uma equipe de médicos dermatologistas especializados prontos para ajudar você. 

 

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

 

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

 

Compartilhar: