central-de-consultas-logotipo-19-anos

Doenças mais comuns no Outono: como preveni-las?

No dia 21 de março, tivemos o início do Outono e com ele, tivemos quedas nas temperaturas em muitas cidades, especialmente aqui no Sul e no Sudeste. Com a chegada dos meses mais frios do ano, acontece também um aumento nos casos de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas. Veja quais são as doenças mais comuns no Outono e saiba como você pode se previnir!

 

A baixa umidade, ar frio, contato com ácaros de roupas guardadas, ambientes fechados e pouca ventilação facilitam a transmissão de vírus e fungos, que são causadores das doenças típicas da estação: gripe, rinite, resfriado, entre outras.

 

Doenças mais comuns no Outono 

Gripe (Influenza)

A transmissão do vírus da influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados. A gripe, entre outros sintomas, pode causar febre, tosse, dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.  

 

A vacina contra o vírus influenza é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde para as pessoas do grupo prioritário, são elas: crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas a partir de 60 anos, gestantes ou com até 45 dias após o parto, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis também podem se vacinar.

 

Resfriado 

O resfriado é uma infecção viral do trato respiratório superior (nariz e garganta) e pode ser causado por vários tipos de vírus. A maioria das pessoas se recupera entre 7 e 10 dias. Os sintomas do resfriado são os mesmos da gripe, mas aparecem de maneira mais leve. A pessoa com resfriado pode apresentar, entre outros sintomas, coriza intensa, dor de garganta, tosse, congestionamento nasal, dores no corpo ou leve dor de cabeça, espirros, febre baixa e mal-estar.

 

Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais e pode ocorrer após o resfriado. Essa inflamação dificulta a drenagem e causa acúmulo de muco. A sinusite pode provocar congestão ou obstrução nasal, que causa dificuldades respiratórias pelo nariz, inchaço e pressão ao redor dos olhos, corrimento amarelo ou verde no nariz ou na parte posterior da garganta e dor de cabeça e facial.

 

Otite 

Mais comum em crianças, a otite é uma infecção no ouvido causada por uma bactéria ou vírus. Geralmente, essa infecção é resultado de uma gripe ou resfriado, por isso, é mais comum no outono e inverno. A poluição e o tabaco também são fatores de risco para a doença. Dor de ouvido – especialmente quando deitado –, perda de equilíbrio, febre, dor de cabeça, drenagem de fluido pelo ouvido e audição diminuída são alguns dos sintomas.

 

 

Pneumonia 

A pneumonia é um processo infeccioso ou inflamatório que atinge os pulmões e é causada por bactérias, vírus ou fungos. Os sinais e sintomas da pneumonia variam e podem incluir dor no peito ao respirar ou tossir, tosse com catarro, fadiga, febre, transpiração e calafrios com tremor, náusea e dificuldade para respirar.

 

Como evitar as doenças mais comuns no Outono?

A melhor forma de evitar essas doenças tão comuns é de conhecimento de todos. São boas práticas de higiene e cuidados que devem fazer parte da nossa rotina diária, principalmente em tempos de pandemia e COVID-19. Então não esqueça nunca de:

 

  • Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar locais com aglomeração de pessoas;
  • Higienizar os brinquedos das crianças frequentemente;
  • Lavar as mãos várias vezes ao dia;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes;
  • Usar álcool gel;
  • Usar máscara;
  • Usar umidificador de ar quando o tempo estiver muito seco;
  • Visitar o médico, caso os sintomas persistam.

 

É muito importante estar atento à sua saúde, principalmente nesse momento de pandemia. Qualquer uma dessas doenças comuns da estação, podem confundir-se com os sintomas iniciais do coronavírus. Aqui na Central de Consultas, temos uma modalidade de Consulta Online via Whatsapp, onde nossos especialistas podem orientar você da melhor forma. 

Além disso, fazer um check-up de saúde, previne diversas doenças ou as identifica ainda em estágio inicial, o que faz toda a diferença para desfechos positivos. Aqui na Central de Consultas, você tem toda assistência com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em primeiro lugar. Entre em contato e agende uma consulta: (51) 3227.1515. Se preferir, você pode fazer o pré-agendamento da sua consulta, exame ou check-up médico diretamente pelo site, através deste link: www.centraldeconsultas.med.br/pre-agendamento.

Compartilhar: