O que é para que serve o exame de Cintilografia?

Tratamentos inovadores e exames ultramodernos são aliados potentes da medicina. Eles auxiliam no diagnóstico e na cura de doenças, além disso, impressionam devido às diversas soluções tecnológicas agregadas e utilizadas em seu desenvolvimento. Mas você sabe o que é e para que serve um exame de cintilografia?  Existem diferentes tipos...

Tratamentos inovadores e exames ultramodernos são aliados potentes da medicina. Eles auxiliam no diagnóstico e na cura de doenças, além disso, impressionam devido às diversas soluções tecnológicas agregadas e utilizadas em seu desenvolvimento. Mas você sabe o que é e para que serve um exame de cintilografia? 

Existem diferentes tipos de exames de imagem. Entre os mais comuns e aplicados estão raio x, tomografia e ressonância magnética, por exemplo. Neste post, vamos te explicar mais sobre um exame muito importante de diagnóstico por imagem que é a cintilografia

Para quem não sabe, esta é uma área que faz parte da medicina nuclear, uma especialidade médica que utiliza radionuclídeos ligados a compostos farmacológicos, ou seja, materiais emissores de radiação, para auxiliar no diagnóstico de doenças através de seus exames por imagem – os chamados exames de cintilografia.

Esta é uma forma moderna, não-invasiva, segura e praticamente indolor para o diagnóstico rápido de doenças. Com os procedimentos da medicina nuclear, é possível entender o estado fisiológico dos tecidos, coletando informações mais avançadas em relação a outros tipos de exames.


Como funciona a cintilografia?

O exame de cintilografia consiste na administração (seja de forma oral, venosa, inalatória ou subcutânea) de radiofármacos, que são os materiais radioativos, no paciente. Essas substâncias funcionam como “traçadores” e, ao observar a distribuição do elemento no corpo, o médico pode analisar a função dos órgãos e tecidos, auxiliando em seu diagnóstico.

É importante ressaltar que a cintilografia, ao contrário dos exames convencionais, permite ao médico interpretar as alterações causadas no corpo devido à doença, considerando questões não apenas funcionais, como também bioquímicas, moleculares e farmacológicas. Enquanto os exames tradicionais, por sua vez, avaliam as doenças por seu comportamento anatômico e estrutural.

Ao entender que cada órgão apresenta reações específicas ao adoecer, ele tende a absorver quantidades diferentes de radiofármacos do que os tecidos considerados saudáveis. Com a alteração dos níveis de absorção dos materiais radioativos administrados no paciente, é possível detectar problemas nos órgãos examinados. Ou seja, esse método é capaz de apontar o surgimento de doenças de forma mais precoce do que os demais.

Apesar do uso de elementos radioativos, a cintilografia é considerada um exame bastante seguro. Como em todo procedimento médico, pode apresentar alguns riscos, inchaços no local da aplicação ou sensações desagradáveis ao paciente, efeitos que tendem a passar algumas horas após a conclusão do exame.

 

Quais são os tipos de cintilografia?

O exame de cintilografia pode ser aplicado em diferentes partes do corpo. Há a cintilografia do miocárdio, que ajuda a prevenir um infarto, por exemplo, ou mesmo a cintilografia óssea, que pode detectar o surgimento de tumores, doenças metabólicas ou mesmo de processos inflamatórios.

No caso do cérebro, ela auxilia no diagnóstico precoce de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, transtornos depressivos, tumores e outros, além de identificar focos de epilepsia e esquizofrenia.

Já quando aplicada para diagnóstico nos rins, permite avaliar o formato dos órgãos e entender as causas de infecções, por exemplo. Avaliações de fígado, glândula tireoide e até mesmo de vasos sanguíneos também são possíveis através da cintilografia

A cintilografia é um exame seguro e eficiente, além de ser feito com total conforto e agilidade aqui na Central de Consultas. Nossa equipe médica realiza o diagnóstico precoce, de diferentes tipos de doenças, fraturas ou infecções em órgãos do corpo. Se você precisa agendar sua consulta ou exame, entre em contato através do telefone:  (51) 3227-1515. Estamos sempre à disposição para atender você e sua família!

Compartilhar: