central-de-consultas-logotipo-19-anos

Oftalmologia: o que faz um médico oftalmologista?

A oftalmologia é uma área que tem atividades bastante diversificadas dentro da medicina, abrangendo a parte clínica, cirúrgica e uma grande diversidade de exames. Isso faz dela uma das 10 especialidades com mais profissionais atuantes. Por esse motivo, é muito fácil você encontrar ótimos médicos oftalmologistas. Inclusive, a Central de Consultas oferece a especialidade de oftalmologia. Entre em contato e saiba mais.

O médico oftalmologista estuda, diagnostica e trata dos olhos e suas doenças. Ele é o profissional que acompanha e zela pelo bom funcionamento do sistema ocular, além de prescrever tratamentos e correções para dificuldades na visão.

A medicina, de forma geral, utiliza a tecnologia com a finalidade de desenvolver aplicações e medicamentos que revolucionam diagnósticos e tratamentos. Mas, na oftalmologia, esses recursos são mais perceptíveis para o paciente: equipamentos sofisticados e de alta resolução já fazem parte da maioria dos consultórios dos médicos oftalmologistas.

Leia mais: Consulta Médica Online: como o digital pode ajudar na saúde mental durante a pandemia?

Entendendo a Oftalmologia

A oftalmologia é a especialidade que tem a função de preservar a saúde ocular e assegurar, dentro das possibilidades, melhor visão aos pacientes, atuando na prevenção de doenças, tratamento e cura de enfermidades e na preservação ou melhoria da qualidade de vida.

A visão é o mais importante sentido no corpo humano, pois a maior parte das informações que recebemos do meio em que vivemos é realizada através dos olhos. Como o funcionamento ocular é complexo, procurar ajuda do especialista para exames oftalmológicos de rotina é a melhor maneira de prevenir ou detectar precocemente os males relacionados a esse órgão.

Uma pesquisa encomendada pela Agência Brasil, mostrou que 1 a cada 5 brasileiros, entre 18 a 24 anos, nunca foi ao oftalmologista (21%) e outros 10% fizeram a consulta uma única vez na vida.

Por que ir ao Oftalmologista?

A maioria das pessoas pensa no médico oftalmologista apenas quando está com dificuldade para enxergar e acredita que precisa usar óculos. Mas como em todas as áreas da medicina, vale lembrar que a prevenção é sempre a melhor escolha e por isso é importante manter consultas frequentes, principalmente se você se identifica com algum dos itens abaixo:

  • Coceira ou pressão nos olhos;
  • Diabetes ou hipertensão;
  • Dificuldade de enxergar;
  • Doenças hereditárias;
  • Idade acima de 40 anos.

Leia mais: Check-up preventivo: o que é e qual sua importância?

Doenças Oftalmológicas

O oftalmologista analisa e trata doenças relacionadas ao olho e a visão. O médico é apto tanto para cuidar da correção de distúrbios da visão e prescrever tratamentos, quanto para realizar procedimentos cirúrgicos como cirurgia refrativa, retina, glaucoma, vias lacrimais, plástica ocular e etc.

Os problemas mais comuns diagnosticados nas clínicas são:

  • Ambliopia;
  • Astigmatismo;
  • Catarata;
  • Degeneração Macular;
  • Estrabismo;
  • Glaucoma;
  • Hipermetropia;
  • Miopia;
  • Pterígio;
  • Retinopatia Diabética.

Dentre esses problemas, o Glaucoma e a Retinopatia diabética devem ter um cuidado especial para diagnosticar o quanto antes, pois são doenças que causam cegueira irreversível. Já a catarata, que também pode causar cegueira, é reversível. Porém é importante diagnosticar precocemente para fazer tratamentos menos invasivos.

Confira aqui os exames oftalmológicos oferecidos.

A maior parte das doenças em nossos olhos costumam ser silenciosas. Procure um médico oftalmologista e acompanhe como está a saúde dos seus olhos. Agende uma consulta aqui na Central de Consultas, com excelentes profissionais e condições acessíveis.

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Consultas

Agende sua consulta diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.

 

Compartilhar: