central-de-consultas-logotipo-19-anos

Sintomas que podem permanecer após COVID – 19

O vírus do Covid-19 se foi mas vários sintomas permaneceram? Você não está sozinho! Os sintomas do coronavírus podem não desaparecer, mesmo depois que o vírus não esteja mais no organismo, é o que apontam diversos estudos recentes publicados pela Secretaria da Saúde de Goiás.

Essa ainda é uma doença muito nova e alguns médicos enfrentam dificuldades na hora de diagnosticar e até mesmo tratar. Mas é essencial que você procure o atendimento adequado para investigar e solucionar quaisquer problemas relacionados ao vírus.

Mas então qual o número de pessoas que apresentaram sintomas remanescentes da infecção por coronavírus? Ninguém sabe exatamente e não significa que todos aqueles que contraíram o vírus, ficarão com sintomas após COVID

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) relataram que 35% dos pacientes adultos, a maioria dos quais não tinham passagem pelo hospital, não haviam retornado ao seu “estado normal de saúde” duas a três semanas após o teste ser positivo.

E quais são os sintomas pós-COVID mais comuns?

Fadiga 

A fadiga obteve alta classificação no relatório do CDC, bem como em uma pesquisa com 1.567 recuperados da Covid-19, conduzida pela Universidade de Indiana, nos EUA.

 

Problemas respiratórios

Falta de ar e dificuldade para respirar estavam entre os sintomas mais comuns relatados. Eles também são, é claro, os principais sintomas de um vírus, que ataca principalmente o sistema respiratório.

Em particular, eles são as marcas da síndrome respiratória aguda grave (SARS), que ocorre quando o fluido se acumula nos pulmões, impedindo que você obtenha oxigênio suficiente.

 

Dores no corpo

Pacientes em recuperação também relataram dores musculares e corporais. No geral, mais de 1/4 dos entrevistados na pesquisa da Universidade de Indiana disseram que tinham dores.

Não apenas dores musculares ou no corpo, mas também nas articulações, dores de cabeça, no peito, na garganta, nas costas, nos nervos e nos rins.

 

Confusão mental

Pacientes curados de Covid-19 também relataram dificuldade de concentração ou foco e períodos curtos de atenção.

Mas, em vez de ser um sintoma persistente da Covid-19, a confusão mental pode, na verdade, ser parte de uma síndrome pós-viral que pode ser observada com outros vírus, dizem especialistas.

Como destacam os médicos, depois de qualquer doença, não é incomum não se sentir tão alerta, pois seu corpo já passou por essa fase tumultuada, então, você pode ficar exausto.

Você se recupera da infecção ou doença aguda, mas é quase como se o corpo ainda estivesse tentando se recuperar e voltar ao que era antes.

Mas então, se o vírus se foi, por que alguns sintomas não desaparecem?

Mesmo com inúmeras pesquisas, ainda não se sabe a causa desses sintomas persistentes, mas existem algumas teorias. Uma delas é a de que a resposta do sistema imunológico ainda está em alta, embora o vírus tenha desaparecido.

Mas a pergunta principal é: as pessoas se recuperam totalmente de doenças ou infecções? Acredita-se que sim, pois nosso sistema imunológico começa a produzir anticorpos e se fortalece com o passar do tempo. 

A única certeza que temos é que a prevenção é o melhor remédio. Então use máscara em locais públicos, lave sempre bem as mãos, utilize álcool gel, evite locais com aglomerações de pessoas e se tiver qualquer sintoma da doença, fique em casa. Essas orientações e mais informações você encontra no site oficial do Ministério da Saúde.

Não confie apenas em remédios paliativos ou receitas milagrosas da internet. Procure um atendimento médico. Sua saúde merece esse cuidado! Se você apresentar qualquer sintoma de COVID-19, entre em contato com a secretaria de saúde de seu município para melhor tratamento.

A Central de Consultas segue como principal alternativa para atendimentos que não estejam relacionados ao COVID-19.

Compartilhar: