central-de-consultas-logotipo-19-anos

Telemedicina: o que é, benefícios e como funciona?

Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a rotina de todos tem mudado de maneira significativa. A necessidade do isolamento social para impedir o avanço da doença abalou os mais diversos nichos e o mercado de maneira geral. Na medicina não foi diferente, o aumento pela busca e oferta de telemedicina tem aumentado consideravelmente durante este período.

Entretanto, é importante você entender como funciona essa modalidade, as especialidades oferecidas, os benefícios e como o serviço de consulta online está colaborando com a medicina tradicional nesse momento tão delicado no país. Inclusive, a Central de Consultas já está com o novo serviço disponível. Saiba mais sobre a Consulta Online e agende a sua!

 

Mas o que é Telemedicina?

Essa área da tele-saúde permite suporte diagnóstico de forma remota, possibilitando a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos à distância. Em resumo, você recebe atendimento e orientação médica de forma online, sem sair de casa.

Segundo o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, essa especialidade representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação, audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Apesar deste termo estar em alta e parecer ser algo novo, a telemedicina é uma especialidade que está entre nós desde o século 19, com o surgimento de um grande aliado, o telégrafo. No mais tardar com o surgimento do telefone e a evolução da tecnologia ao longo do século 20 a telemedicina se tornou acessível. Na década de 1990, sendo reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) especialmente para casos onde a distância é o fator principal. Desde que surgiu, a Telemedicina tem contribuído para uma saúde acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

telemedicina-central-de-consultas

 

O uso da Telemedicina durante pandemia do coronavírus

No dia 19 de março, o Conselho Federal de Medicina autorizou, por meio de ofício enviado ao Ministério da Saúde, o uso da telemedicina durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV2.

Segundo o CFM, a telemedicina pode ser utilizada nas formas:

  • Teleorientação: onde profissionais realizam à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;
  • Telemonitoramento: monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença;
  • Teleinterconsulta: troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

 Com a necessidade do distanciamento durante a pandemia, o principal benefício é a praticidade de uma consulta online, tanto para o paciente quanto para o médico especialista.

 

Os benefícios da Telemedicina para os profissionais da saúde e para os pacientes

Há uma série de vantagens de contar com o respaldo da telemedicina, tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes e a sociedade como um todo.

A telemedicina tem se tornado padrão na oferta de cuidados e no aumento dos centros médicos virtuais nos Estados Unidos, por exemplo.

Além disso, é uma forma inteligente de aproximação junto aos pacientes mais jovens, que têm a vida cada vez mais digital e dinâmica.

Também podemos destacar os benefícios para os estabelecimentos de saúde, como as clínicas e os hospitais. Confira:

 

» Exame realizado por um especialista

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aplica as mesmas regras para exames laudados localmente ou a distância.

Isso significa que procedimentos simples podem ser feitos por técnicos em enfermagem ou radiologia, mas a composição dos laudos fica restrita a um especialista qualificado na área do teste.

Ou seja, uma densitometria óssea só pode ser laudada por um radiologista com especialidade nesse exame.

Por isso, as clínicas que atuam com a telemedicina precisam manter um time completo de especialistas para atender aos setores em que atuam. Aproveite para conferir as especialidades médicas disponíveis aqui na Central de Consultas.

 

» Facilidade no tratamento e acompanhamento de pacientes com condições crônicas

Com a telemedicina, o próprio paciente e seus familiares podem acessar o histórico de saúde sempre que necessário.

Assim, fica mais fácil conferir detalhes sobre o tratamento, medicações e outras recomendações médicas.

 

» Colabora com o isolamento social no combate contra o coronavírus

Através da consulta online, o paciente não precisa sair de casa para manter sua saúde em dia, já que é possível realizar a sua consulta por chamada de vídeo, solicitar exames e demais orientações necessárias.

É mais uma forma de cuidar da sua saúde e de seus familiares, pois nesse momento, o isolamento social é uma das estratégias mais eficazes na luta contra a disseminação do vírus.

 

Como funciona a Telemedicina na Central de Consultas?

O agendamento da consulta online é feito diretamente no nosso site, através do link: https://bit.ly/Consulta-Video. Após selecionar a especialidade médica, o horário da consulta e efetuar o pagamento, você receberá um SMS com um link em até 15 minutos, confirmando o agendamento da consulta.

A consulta será realizada por chamada de vídeo, é importante você habilitar o microfone e a câmera do seu celular. Por fim, é só aguardar o médico entrar na sala virtual e dar início a sua consulta. Se possível, mantenha o ambiente silencioso para uma boa conversa. Ao final você receberá o laudo e demais orientações.

Agora ficou muito mais fácil cuidar da sua saúde e da sua família, seja presencialmente nas nossas clínicas ou através da consulta online.

Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp: (51) 99174.0117 e para agendar a sua consulta online, acesse aqui.

Compartilhar: