Desde o início do ano, foram constatados novos casos de dengue no país. Na Grande Porto Alegre os casos vêm aumentando a cada dia. De acordo com o boletim epidemiológico semanal de arboviroses, até o momento já foram notificados 1131 casos suspeitos e, dentre eles, 640 casos já confirmados. Afinal, sobre a dengue: o que é e como combater?
Os casos estão sendo registrados em todas as regiões da cidade e a maior parte deles são de origem autóctone, ou seja, foram contraídos no local onde vivem. Portanto, para conferir os dados em tempo real, acesse este link.
O que é dengue?
Muitos ficam na dúvida quando falamos de dengue, o que é e como combater? Bom, a dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, esse vírus é da família Flaviviridae e se divide em 4 sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Assim, a ocorrência da doença é por conta de diversos fatores demográficos, ambientais e biológicos. Além disso, alguns deles podem ser resolvidos com práticas simples que diminuirão a prevalência de mosquitos e a transmissão da doença.
Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas são diversos, desde os mais leves até mais graves (casos hemorrágicos) que podem levar a pessoa à morte. Dessa forma, os mais comuns são:
- Dor de cabeça
- Dor de barriga
- Náuseas
- Coceira
- Dores nas articulações
- Manchas vermelhas na pele
- Febre
- Vermelhidão nos olhos
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pela coleta de sangue (de preferência no terceiro ou quarto dia depois do início dos sintomas e antes do término) e testes sorológicos (após o sexto dia dos sintomas).
Leia também:
A importância dos exames laboratoriais
Consulta online com o clínico geral: Entenda o porque fazer
Qual o tratamento?
Não há um tratamento específico para a dengue, porém, o tratamento será de acordo com os sintomas que o paciente está apresentando e o estágio da doença.
Existe uma vacina?
Sim, existe. Entretanto, essa vacina é usada apenas em áreas endêmicas ou de alto risco.
Como faço para diminuir a multiplicação do mosquito?
Para diminuir a multiplicação do mosquito, é importante que você fique atento e realize alguns cuidados básicos com objetos/ recipientes que acumulem água:
- Fazer a limpeza correta dos recipientes;
- Escovar caixas d’água, tanques, piscinas, bem como nos vasos de flores e bebedouros;
- Descartar, fechar, virar ou abrigar recipientes e objetos que possam acumular água;
- Não deixar água acumulada em calhas;
- Preencher vasos e pratos de flores com terra;
Encontrou alguma larva na água? Então faça o descarte na terra ou na grama e escove o recipiente para eliminar os ovos restantes, uma vez que eles podem durar até 500 dias e eclodir ao entrar em contato com a água.
O que fazer em casos de suspeita?
- Consulte um médico;
- Não use medicamentos por conta própria;
- Caso viaje para uma região de risco de dengue, use repelente e fique atento aos sintomas que aparecerem na volta da viagem;
- Tome bastante água;
- Se gestante, informe a um profissional de saúde qualquer alteração que perceber durante a gestação, especialmente quando apresentar manchas vermelhas na pele ou febre.
Como faço para informar focos ou suspeitas de criadouros do Aedes Aegypti em Porto Alegre?
Agora que você já sabe sobre a dengue, o que é e como combater, é preciso cuidar. Desse modo, para realizar a sua denúncia, os pedidos devem ser feitos junto ao serviço Fala Porto Alegre no telefone 156 (das 07:00 às 23:00) ou pelo novo portal da prefeitura.
A clínica Central de Consultas realiza atendimento em casos de suspeita de dengue?
Sim. Até porque aqui na Central de Consultas, contamos com profissionais qualificados que irão direcionar você com as medidas e o tratamento correto para a dengue. Por isso, não deixe sua saúde para depois, juntos podemos combater o mosquito da dengue!
Além disso, você está precisando de atendimento odontológico? Desse modo, disponibilizamos tratamentos que vão fazer você conquistar saúde bucal plena com segurança! Portanto, agende agora a sua consulta pelo site ou telefone.