A densitometria óssea é o exame mais indicado para avaliar a densidade mineral dos ossos, ajudando a identificar e prevenir condições como a osteoporose. Na Central de Consultas, realizamos a densitometria com tecnologia moderna e uma equipe especializada, garantindo diagnósticos precisos e rápidos para o cuidado da sua saúde óssea.
A densitometria óssea é indicada em várias situações para garantir a saúde dos ossos. Confira os principais momentos em que o exame é recomendado:
O exame é essencial para mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 65 anos, sendo recomendado para prevenir a osteoporose e suas complicações, como fraturas.
Pacientes em tratamento para osteoporose devem realizar a densitometria periodicamente para avaliar a resposta ao tratamento e monitorar a densidade óssea.
Se você tem doenças que afetam a saúde óssea, como artrite reumatoide, ou faz uso de medicamentos que afetam os ossos, a densitometria é fundamental para acompanhar possíveis perdas de massa óssea.
Se você tem parentes com histórico de osteoporose ou fraturas, a densitometria é recomendada para prevenir e identificar precocemente a perda de massa óssea.
Pessoas que consomem pouco cálcio ou que têm estilo de vida sedentário devem realizar a densitometria para avaliar a saúde óssea e prevenir problemas futuros.
A densitometria óssea é um exame simples e indolor, que utiliza baixas doses de radiação para medir a densidade mineral dos ossos, geralmente da coluna lombar, quadris e fêmur. Durante o exame, o paciente deita-se em uma maca enquanto o aparelho faz a leitura da densidade óssea. O procedimento dura cerca de 15 a 30 minutos e é totalmente seguro.
A densitometria óssea é um exame que mede a densidade mineral dos ossos, sendo essencial para diagnosticar condições como osteoporose e osteopenia, e prevenir fraturas.
Não, o exame é completamente indolor e não invasivo. Durante o procedimento, o paciente apenas deita-se em uma maca enquanto o aparelho faz a medição da densidade óssea.
O exame é recomendado para mulheres a partir dos 50 anos, homens a partir dos 65 anos, e pessoas com fatores de risco como histórico familiar de osteoporose, uso prolongado de medicamentos que afetam os ossos ou doenças que interferem na densidade óssea.
Não é necessário nenhum preparo especial. Apenas evite o uso de roupas com partes metálicas, como zíperes ou botões, no dia do exame.
Entre em contato com nossa equipe!
Não atendemos urgências e emergências.
As especialidades médicas são atendidas por profissionais com título ou em fase de conclusão da sua pós graduação
2023 © Todos os direitos reservados | Central de Consultas – Clínica Acessível