Para manter os dentes bonitos e saudáveis, é necessário adotar certos cuidados. Além da higiene bucal diária, é preciso ir ao dentista regularmente para realizar uma limpeza dentária profissional. A razão disso é que a higienização com escova e fio dental não é suficiente para remover algumas bactérias acumuladas há meses.
Pensando na importância da limpeza odontológica, hoje trazemos a você uma leitura sobre os benefícios, etapas e características desse procedimento. Continue a leitura para saber mais!
Lembre-se de que você pode agendar sua limpeza dentária e avaliação com dentista na Central de Consultas pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e Whatsapp (51) 3227-1515.
O QUE É LIMPEZA DENTÁRIA?
Limpeza dentária, também chamada de profilaxia odontológica, é um procedimento feito no consultório odontológico. Trata-se de uma higienização mais profunda nos dentes, que extrai tártaros e placas que a escovação diária não consegue remover. Além disso, protege contra doenças bucais como cárie, gengivite e periodontite.
O procedimento leva em média 30 minutos para ser finalizado. O que faz a limpeza dentária ser mais rápida ou demorada é a saúde bucal do paciente. Pessoas com muitas placas bacterianas, manchas e tártaros demandam uma higienização mais demorada nos dentes. Isso também vale para aqueles que não costumam fazer consultas regulares com o dentista.
Leia mais: Você sabe o que é a gengivite?
QUANDO FAZER LIMPEZA ODONTOLÓGICA?
A profilaxia denta ou limpeza odontológica é um complemento a escovação diária, por isso deve ser realizada com uma certa frequência, no mínimo de 6 em 6 meses. O tempo de intervalo entre uma limpeza profissional e outra varia de acordo com as características do paciente.
Pessoas que usam aparelho ortodôntico devem fazer limpeza dental a cada 3 meses, aproximadamente, por ser mais difícil a limpeza dos dentes com o uso de aparelho dentário. Isso pode ser recomendado também para indivíduos que têm alta propensão a desenvolver doenças bucais.
Já pessoas sem aparelho, com higiene bucal adequada e baixa predisposição a doenças odontológicas podem fazer limpeza a cada 6 meses. Mas, essa é uma decisão do dentista, que deve analisar as características específicas de cada paciente.
É importante não levar muito tempo para fazer uma nova limpeza, justamente para evitar o acúmulo de tártaro. Esse problema pode danificar os dentes e gengica permanentemente, de modo que procedimentos cirúrgicos sejam necessários para o tratamento. A falta de profilaxia odontológica também causa doenças na gengiva que, em estágio avançado, resultam em perda dentária.
COMO É FEITA A LIMPEZA DENTÁRIA?
A limpeza é feita pelo dentista, com equipamentos específicos, em consultório odontológico.
Abaixo, explicaremos sobre cada um dos procedimentos realizados na profilaxia dental.
Avaliação odontológica
Primeiramente, o dentista avalia gengiva e dentes do paciente para determinar como o procedimento será realizado. Inclusive, a avaliação odontológica pode ser feita em uma consulta anterior à limpeza. Isso é possível desde que o intervalo entre avaliação e profilaxia seja de apenas alguns dias.
Com a avaliação prévia, o dentista também verifica se o paciente possui doenças bucais. Por exemplo, o profissional pode detectar uma periodontite (infecção bacteriana grave na gengiva, que causa retração gengival e perda dental). Nesse caso, é possível encaminhar o paciente a um especialista (periodontista) rapidamente para evitar a evolução da patologia.
A avaliação odontológica também é importante para a preparação para a limpeza. Isto é, dependendo da quantidade de tártaro a ser removida, os dentes ficam bastante sensíveis durante o procedimento. Assim, pode ser necessária anestesia. Ou, então, o dentista pode recomendar o uso regular de creme dental para reduzir a sensibilidade dias antes da profilaxia.
Remoção dos tártaros
A limpeza dentária propriamente dita inicia com a remoção do tártaro. A tartarectomia pode ser realizada com ultrassom, jato de bicarbonato de sódio e quando necessário com curetas mas em uma outra consulta, preferencialmente com o especialista periodontista, que cuida da gengiva
Posteriormente, é utilizado um jato de água, ar e bicarbonato de sódio para retirar o que sobrou das bactérias. Isso é feito através da pressão que o jato exerce na superfície dos dentes e das partículas de bicarbonato. Inclusive, a substância também ajuda a remover manchas.
A limpeza dentária (em especial a remoção manual do tártaro) pode causar um leve sangramento gengival. Isso ocorre se houver acúmulo de bactéria na gengiva, mesmo quando a profilaxia é feita com muito cuidado. Melhorar a higiene bucal no dia a dia resolve o problema e evita inflamações graves, como periodontite.
Após a profilaxia dental, os dentes ficam mais sensíveis também. Geralmente, a sensibilidade diminui dentro de poucos dias naturalmente. Mas, em alguns casos, o dentista pode recomendar algum creme dental específico para auxiliar na redução do desconforto.
Aplicação de flúor
Por fim, aplica-se o flúor para deixar os dentes mais fortes, saudáveis e resistentes a bactérias. A substância também evita desgastes no esmalte e diminui a sensibilidade. O flúor é utilizado em moldeiras ou direto na superfície do dente, e pode estar em forma de gel, espuma ou verniz.
O dentista estabelece a dosagem certa da substância, de acordo com a idade e características da saúde bucal do paciente. O tempo de uso do flúor também varia dependendo da aplicação, mas é comum que seja entre 1 e 5 minutos.
O QUE FAZER APÓS A LIMPEZA ODONTOLÓGICA?
Depois que a limpeza dental é finalizada, é necessário aguardar alguns minutos ou horas para ingerir líquidos ou alimentos. A razão disso é que o flúor leva um tempo para agir nos dentes. Então, o paciente precisa esperar, no mínimo, 30 minutos após o procedimento para fazer uma refeição.
Além disso, não é necessário escovar os dentes logo após a profilaxia dental, devido à recente aplicação do flúor. Porém, depois de fazer refeições, a higienização bucal pode ser feita normalmente, inclusive com o uso de fio dental. Apenas é indicado não aplicar muita força na escovação.
Essa é uma recomendação para seguir após a limpeza (pois os dentes ficam mais sensíveis) e no dia a dia também. O motivo é que utilizar a escova com força causa irritações, feridas e sangramento na gengiva. Também pode provocar retração gengival e deixar as raízes do dente expostas, o que aumenta os riscos de cáries, fraturas e perda dental.
A higiene bucal deve ser feita, pelo menos, três vezes ao dia, ou após cada refeição, com escova macia e creme dental com flúor. Para manter os dentes e a gengiva saudáveis também é importante fazer consultas odontológicas regularmente.
A periodicidade adequada para ir ao dentista é de 6 meses. Contudo, há casos em que o intervalo entre as consultas precisa ser menor. Crianças, pessoas que usam aparelho ortodôntico e indivíduos com predisposição a doenças bucais devem procurar um profissional a cada 3 ou 4 meses.
QUEM PODE FAZER A LIMPEZA DENTÁRIA?
Em geral, todo adolescente, adulto e idoso deve realizar limpeza dentária duas vezes ao ano, em média.
Crianças também devem fazer o procedimento a partir dos 3 anos de idade. Entretanto, há diferenças na profilaxia feita em dentes de leite. Por exemplo, a limpeza é bem mais simples, tem menos etapas e pode ser realizada com escova, creme dental e flúor. Outros equipamentos, apenas são necessários quando há presença de tártaro nos dentes. A limpeza dental em crianças é feita por um dentista infantil (odontopediatra).
Leia mais: 3 fatos sobre clareamento dental
Agora que você já conhece os benefícios, faça a sua limpeza odontológica na Central de Consultas. Lembre-se que a profilaxia dental é a melhor forma de manter sua saúde bucal em dia e evitar cáries, gengivite e periodontite. Além disso, é o procedimento ideal para deixar seu sorriso cada vez mais bonito!
Agende agora mesmo sua limpeza dentária + avaliação com dentista por preço promocional pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e Whatsapp (51) 3227-1515.
Conheça também a assinatura Dr. Central. Com essa rede de benefícios, você garante descontos em consultas presenciais e exames. Além disso, compra medicamentos por menor preço em farmácias parceiras. Escolha um dos planos disponíveis e faça sua assinatura. Para saber mais, ligue para (51) 3092-6060 ou envie um Whatsapp para (51) 98977-2610.