central-de-consultas-logotipo-19-anos

Março Azul-Marinho: Alerta sobre o câncer colorretal

Durante o mês de março, diversas organizações de saúde ao redor do mundo realizam atividades e eventos para destacar a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer colorretal.

O objetivo da campanha é educar o público sobre os fatores de risco, sinais e sintomas, bem como promover a importância do rastreamento regular para a prevenção e detecção precoce. A cor azul-marinho é associada à campanha como um símbolo de solidariedade e apoio aos pacientes e sobreviventes de câncer colorretal, além de servir como um lembrete visual para aumentar a conscientização sobre essa doença. Veja mais sobre este assunto:

  • O que é o câncer colorretal e como se desenvolve
  • Sintomas de câncer no intestino
  • Quem pode desenvolver câncer colorretal?
  • Tipos de tratamento para câncer de intestino

O QUE É O CÂNCER COLORRETAL E COMO SE DESENVOLVE

O câncer colorretal é um tipo de câncer que se desenvolve no cólon ou no reto, partes do intestino grosso. Ele se origina a partir de células que crescem fora de controle e formam tumores no revestimento interno do cólon ou do reto.

O desenvolvimento do câncer colorretal geralmente ocorre ao longo de vários anos e é frequentemente precedido por pólipos, crescimentos não cancerosos no revestimento do intestino grosso. Nem todos os pólipos se transformam em câncer, mas alguns deles podem evoluir para um estágio cancerígeno se não forem removidos. A progressão do câncer colorretal geralmente passa por estágios iniciais, como pólipos, para estágios mais avançados, onde as células cancerosas se multiplicam e formam tumores malignos.

SINTOMAS DE CÂNCER NO INTESTINO

Os sintomas do câncer colorretal podem variar, e algumas pessoas com a doença podem não apresentar sintomas no estágio inicial. No entanto, alguns sinais e sintomas comuns incluem:

  •  Mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia persistente, constipação ou alterações na forma das fezes.
  • Sangramento retal ou sangue nas fezes, que podem aparecer como sangue vermelho brilhante nas fezes ou fezes escuras e alcatroadas (sangue oculto).
  • Dor abdominal persistente, cólicas ou desconforto abdominal que não desaparecem.
  • Sensação de esvaziamento incompleto do intestino após a evacuação.
  • Fraqueza ou fadiga inexplicável.
  • Perda de peso não intencional.
  • Anemia, que pode se manifestar como palidez, cansaço excessivo ou falta de ar.
  • Massa palpável no abdômen.

É importante ressaltar que esses sintomas também podem ser causados por outras condições médicas além do câncer colorretal. No entanto, se você apresentar qualquer um desses sintomas, especialmente se persistirem por um período prolongado ou se agravarem, marque uma consulta com um médico na Central de Consultas pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e Whatsapp (51) 3227-1515.

QUEM PODE DESENVOLVER CÂNCER COLORRETAL

As pessoas que apresentam certos fatores de risco têm mais chances de desenvolver um câncer no intestino.

Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal incluem idade avançada, histórico familiar de câncer colorretal ou pólipos, dieta rica em gorduras e carnes processadas, baixo consumo de fibras, tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, obesidade e certas condições médicas, como doença inflamatória intestinal (doença de Crohn ou colite ulcerativa).

TIPOS DE TRATAMENTO PARA CÂNCER DE INTESTINO

O tratamento do câncer colorretal depende de vários fatores, incluindo o estágio do câncer, a localização do tumor, a saúde geral do paciente e suas preferências individuais.

A cirurgia é frequentemente o tratamento principal para o câncer colorretal. Ela envolve a remoção do tumor e, às vezes, partes do cólon ou do reto afetados, bem como dos gânglios linfáticos próximos. Em alguns casos, a cirurgia pode ser curativa, enquanto em outros casos, pode ser realizada para aliviar os sintomas e controlar o câncer.

A quimioterapia é frequentemente usada antes ou depois da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor, matar células cancerosas restantes ou prevenir a recorrência. Ela envolve o uso de medicamentos que são administrados oralmente ou por via intravenosa.

A radioterapia usa feixes de radiação de alta energia para destruir as células cancerosas ou encolher o tumor. Pode ser administrada antes da cirurgia para encolher o tumor ou depois da cirurgia para destruir as células cancerosas remanescentes.

Outro tipo de tratamento é a terapia direcionada que utiliza medicamentos que atacam especificamente as células cancerosas, visando a interrupção de processos específicos que promovem o crescimento do tumor. Alguns medicamentos direcionados podem ser usados em combinação com outros tratamentos, como quimioterapia.

Também existe a imunoterapia que é uma forma de tratamento que estimula o sistema imunológico do corpo a reconhecer e destruir as células cancerosas. É frequentemente usada em casos avançados de câncer colorretal que não respondem a outras formas de tratamento.

Se você apresenta algum sintoma de câncer no intestino, ou deseja realizar um exame preventivo, marque uma consulta com um médico na Central de Consultas pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e Whatsapp (51) 3227-1515.

Compartilhar: