Alimentação saudável durante a Quarentena

Há 1 ano, nossa rotina mudou completamente em função da pandemia do coronavírus. O distanciamento social passou a ser nossa realidade e estar fora da rotina acabou trazendo algumas consequências. Uma grande questão, além da própria doença, é nossa saúde mental e física nesse isolamento em que vivemos, e a partir disso, surgiu o questionamento: é possível manter uma alimentação saudável durante a quarentena? 

 

Nessa situação, as idas ao supermercado ficaram restritas. Isso não quer dizer que os alimentos processados devam virar o centro da dieta, ou sequer parte dela. 

 

É fundamental manter uma alimentação saudável durante a quarentena, com o consumo de hortaliças, frutas e grãos, que ajudam a aumentar a imunidade. Quando a defesa do corpo está em dia, o vírus tem uma chance menor de causar danos ao organismo, e o tempo de recuperação tende a diminuir.

 

Qual a importância de manter uma alimentação saudável durante a quarentena?

Uma alimentação saudável é essencial para manter a saúde em dia, sendo especialmente importante para que o sistema imunológico fique em boas condições. 

Uma boa opção é consultar um nutricionista e, junto com esse profissional, montar um plano alimentar de acordo com a seus hábitos do dia a dia, sua realidade financeira e seus gostos pessoais. 

 

Com o plano alimentar do nutricionista em mãos, uma boa opção é pesquisar em sites de receitas saudáveis variações de lanches e refeições, para modificar e incrementar seu cardápio. Se tiver filhos, envolva-os em alguns preparos, como um molho para salada, preparação de assados, sopas, etc. Lembre-se de que manter os cuidados com a alimentação é uma ótima maneira de fortalecer o organismo, mas não cura a COVID-19 nem previne a contaminação.

 

Leia mais: Como manter uma alimentação equilibrada no verão

 

Que benefícios a alimentação saudável traz?

A alimentação saudável é uma das melhores maneiras de garantir qualidade de vida, pois faz o organismo funcionar de modo adequado e evita várias doenças. Ela deve ser balanceada e incluir sais minerais, água, fibras, carboidratos, gorduras e proteínas, na medida certa, pois cada um tem seu papel no bom funcionamento do nosso corpo.

 

Esses itens são fundamentais para todos que querem ter uma vida melhor, além de fortalecerem o sistema imunológico — muito importante nestes tempos de pandemia. As vantagens começam a ser percebidas rapidamente e, com o passar dos anos, só aumentam.

 

Leia mais: A importância dos exames laboratoriais

 

Por isso, neste período, uma boa ideia é rever os hábitos alimentares e testar novas receitas. Aperfeiçoar as habilidades ou aprender a cozinhar é uma maneira de se tornar mais independente.

 

Ao fazer isso, você saberá quais ingredientes serão usados, podendo dar preferência para aqueles mais saudáveis. Não é preciso ir até o supermercado para fazer algo elaborado, basta reaproveitar o que tem em casa e preparar pratos diferentes do costume.

 

Aqui na Central de Consultas você encontra profissionais de nutrição dedicados em tornar possível sua reeducação alimentar, visando fortalecer seu sistema imunológico e seu bem-estar. Entre em contato através do telefone: (51) 3227-1515 e agende sua consulta. 

 

Compartilhar: