central-de-consultas-logotipo-19-anos

A importância do nutricionista

Hoje, dia 31 de Agosto, celebramos o Dia do Nutricionista. Aproveitamos a data para  lembrar a importância do nutricionista que está diretamente ligado à melhora da nossa qualidade de vida. Eles trabalham diariamente com a promoção da saúde, utilizando seu conhecimento em diversas áreas para garantir que todos tenham mais consciência em relação à alimentação saudável, por isso, a importância do nutricionista cresce cada vez mais.

O Nutricionista tem o papel fundamental de analisar os efeitos dos alimentos no corpo humano e, com isso, determinar a quantidade ideal de nutrientes que cada um precisa ingerir, também são os responsáveis por criar dietas balanceadas para a manutenção da saúde, auxiliar na reeducação alimentar, além de estarem presentes na indústria, gastronomia, hospitais e muitas outras áreas. 

Áreas de atuação em que o nutricionista é fundamental

Nutrição Clínica

É quando o nutricionista atua em seu próprio consultório, atendendo pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, apresentam alguma doença, desejam ganhar massa muscular ou perder peso. Muitos profissionais acabam segmentando sua atuação para um atendimento mais focado para gestantes, crianças, atletas, idosos, entre outros.

No dia a dia, o nutricionista clínico avalia os pacientes e realiza o acompanhamento para que a pessoa mantenha um bom estado nutricional e reduza o risco de surgimento de determinados problemas como obesidade ou desnutrição. 

Nutrição hospitalar

O nutricionista hospitalar dá toda a assistência dietética e possibilita educação nutricional às pessoas internadas. É ele quem faz a triagem que identifica o paciente com doenças relacionadas com a redução do apetite e perda de peso.

O profissional também cuida dos processos de requerimento de dietas e produção de alimentos, monitora o estado nutricional e garante um cuidado personalizado, sempre atuando com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiro, assistente social, médico e farmacêutico.

Nutricionista na indústria de alimentos

O nutricionista também pode atuar na indústria alimentícia, sabia? No país, esse ramo proporciona um leque amplo de oportunidades e algumas das atividades desenvolvidas incluem:

  • tratar de assuntos regulatórios;
  • fazer análise relativa ao processamento de matéria-prima;
  • controlar a qualidade de produtos;
  • elaborar informes técnico-científicos.

Nesta área o nutricionista se envolve em pesquisas, trabalhos laboratoriais e se mantém sempre atualizado em relação à necessidade de lançar novidades que agradem ao consumidor.

Gastronomia

Nesta área, o objetivo do nutricionista é aliar uma alimentação saudável a pratos cheios de sabor. O profissional pode ajudar os clientes e diversificar o cardápio do dia a dia, com foco no bem-estar e na saúde.

Uma consequência do trabalho é a adesão maior ao planejamento alimentar, ou seja, não é necessário abrir mão dos sabores para estar em dia com a alimentação.

A importância do nutricionista desde o início da Pandemia

Leia mais em: Alimentação saudável durante a Quarentena

A Pandemia trouxe muitos desafios para os profissionais de saúde, incluindo os nutricionistas. Especialmente porque a Covid-19 causa muitos sintomas relativos ao trato gastrointestinal, que estão completamente relacionados com a alimentação do indivíduo.

Desde a alteração do paladar a dificuldade de engolir, e sintomas como diarreia, constipação, e falta de apetite. Todas essas informações são importantes na adaptação da dieta dos pacientes. 

Assim, através da alimentação, é possível fazer com que as pessoas aumentem sua imunidade para combater essa e outras doenças de forma mais eficiente. O nutricionista tem papel fundamental para que todos possamos nos manter fortes, saudáveis e com a imunidade em alta. 

Aqui na Central de Consultas, você encontra nutricionistas clínicos altamente qualificados e dedicados em tornar possível uma alimentação saudável dentro da sua rotina. Visando sempre fortalecer seu sistema imunológico e seu bem-estar. 

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

Compartilhar: