O inverno chegou com tudo aqui no Rio Grande do Sul e, com ele, aquela vontade de comer tudo o que tem na dispensa. Mas fique tranquilo, não é só você que come mais nos dias frios, há uma explicação científica para isso — com o frio, precisamos de mais energia para mantermos a temperatura […]
O inverno chegou com tudo aqui no Rio Grande do Sul e, com ele, aquela vontade de comer tudo o que tem na dispensa. Mas fique tranquilo, não é só você que come mais nos dias frios, há uma explicação científica para isso — com o frio, precisamos de mais energia para mantermos a temperatura do corpo estável e, consequentemente, de uma quantidade maior de alimentos. Mas cuidado, sua saúde merece atenção o ano todo, então confira algumas dicas de como manter sua alimentação saudável no inverno.
Nesse período é importante redobrar a atenção com o que comemos. Ficamos propensos a cometer exageros nas refeições, ao mesmo tempo que ficamos vulneráveis a algumas doenças sazonais. Ou seja, manter uma alimentação equilibrada é seu aliado número 1 para aumentar a imunidade e evitar esses problemas incômodos.
Mesmo que sejam pratos um tanto contraditórios, caldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Além disso, eles podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde, quando bem preparados. O uso de produtos in natura e integrais nos preparos, aumentando a sensação de saciedade (causada pelas fibras) e evita exageros. Ou seja, o recomendado é combinar vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva.
Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas. Isso porque, elas são ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom. Por serem práticas, elas vão ajudar a diminuir o consumo de doces e de salgados que causam o aumento do nível de colesterol ruim.
Existem muitas formas de utilizar as oleaginosas nas refeições. Você pode salpicar sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas, além de comer como lanche entre uma refeição e outra.
Chia, amendoim, linhaça, castanhas, amêndoas, gergelim, entre outros, são excelentes opções, tornando suas refeições mais saudáveis, nutritivas e gostosas.
É comum as frutas desaparecerem dos cardápios nos dias mais frios, mas esse é um erro. Por isso, para as refeições intermediárias, aposte no consumo de frutas da estação. Uma boa alternativa é optar por frutas secas e cristalizadas, elas são mais práticas para carregar e não vão deixar você perder os nutrientes e as vitaminas que elas oferecem.
Com o clima frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão mas, independentemente da estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, ela auxilia no transporte de nutrientes, na digestão, na saúde e hidratação da pele e em muitas funções do corpo. Por esses motivos, beba água mesmo quando não sentir sede. Leve sempre junto uma garrafinha, esse ato ajuda você a não esquecer!
Aproveite a estação para beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C, pois essas bebidas ajudam a reforçar o sistema imunológico. Os chás ainda podem exercer a função de auxiliar o sistema digestivo e o controle de peso. Mas é importante ficar atento na hora de adoçar suas bebidas para não cometer exageros. Se não conseguir beber sem adoçar, aposte no açúcar de coco ou mascavo.
Invista na qualidade das refeições e não somente na quantidade. Essa é a dica mais valiosa para manter sua alimentação saudável no inverno. Substituir alguns alimentos vai ajudar no dia a dia. Escolha massa integral quando bater aquela vontade de uma macarronada. Opte pelos chocolates mais amargos, quando quiser comer algum doce. Uma taça de vinho pode, mas não abuse e tome a garrafa toda. Cuide do seu corpo e mantenha a sua saúde e bem-estar em dia.
O inverno também pede cuidado especial com a pele. E a alimentação pode ser uma importante aliada contra os problemas do frio. A pele tem uma relação direta com a nutrição celular, por isso, comendo o que faz bem, ajudamos a manter a pele bonita e cheia de saúde o ano inteiro – especialmente durante o inverno, essa é a época onde mais ocorre ressecamento e envelhecimento da pele.
Leia mais: Cuidados com a pele no inverno
E, por fim, saiba que existe um profissional que pode ajudar você a passar por qualquer estação do ano comendo bem e de forma prazerosa, esse é o nutricionista. Ele vai entender suas necessidades, sua rotina e vai encaixar dieta mais gostosa e saudável possível, feita especificamente para você. Agende sua consulta aqui na Central de Consultas. Temos uma equipe de nutricionistas especializados prontos para ajudar você.
Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia!
Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.