central-de-consultas-logotipo-19-anos

Como combater o colesterol ruim?

No dia 8 de agosto comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, uma data utilizada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares. O descontrole e a falta de saber como combater o colesterol ruim, por exemplo, pode levar ao infarto e a insuficiência cardíaca.

Entre os principais fatores de risco, estão o estilo de vida desregrado e os níveis elevados de LDL, conhecido como “colesterol ruim ou mau colesterol”. Quando acima dos níveis normais, o “colesterol ruim” contribui para a formação e o aumento de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Qual a diferença entre o colesterol ruim e o bom?

O “colesterol ruim”, conhecido como LDL (abreviatura em inglês para Low Density Lipoprotein)  é o tipo de colesterol que facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Já o “colesterol bom”, conhecido como HDL (abreviatura em inglês para High Density Lipoprotein) é responsável pela limpeza do sistema cardiovascular, fazendo o transporte reverso da gordura acumulada nas paredes das artérias.

O que faz o colesterol ficar alto?

Tanto o colesterol ruim quanto o bom, são enviados do fígado para a circulação. Estima-se que cerca de 85% dos níveis de colesterol ruim são secundários à secreção pelo fígado, enquanto que 15% são provenientes da dieta. Prevenir, estar atento aos sinais e adotar hábitos saudáveis pode fazer toda a diferença

Colesterol ruim elevado = riscos para a saúde

Níveis altos de LDL no sangue são um importante fator de risco para problemas no coração, entre eles a doença das artérias que podem determinar a angina ou o infarto. Além disso, também estão relacionados a outros tipos de complicações como doenças da principal artéria do corpo – a aorta, além de demência e acidente vascular encefálico – o derrame cerebral. Por outro lado, níveis altos de HDL podem conferir algum grau de proteção para estas doenças.

Como combater o colesterol ruim e como prevenir o LDL e aumentar o HDL?

Não fume

O fumo é altamente prejudicial, afeta a elasticidade das artérias além de reduzir os níveis de colesterol bom.

Evite bebidas alcoólicas

Consumir altas quantidades de álcool pode aumentar a pressão arterial e afetar órgãos, como fígado, cérebro e coração. Além disso, as bebidas alcoólicas são calóricas e podem contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim.

Mantenha seu peso estável

Nem sempre quem está acima do peso tem risco de ter colesterol alto. Porém, para pessoas com IMC (índice de massa corporal) acima de 25, cada quilo de peso perdido conta para aumentar o bom colesterol no sangue.

Tenha uma dieta balanceada

É importante priorizar o consumo de gorduras mais saudáveis, que estão presentes no azeite, abacate, óleo de canola, oleaginosas e peixes ricos em ômega 3, que ajudam a reduzir o LDL e a aumentar o HDL. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, legumes, frutas e verduras colabora na manutenção do colesterol. É preferível também, utilizar peixe e frango, ao invés de carne vermelha.

Pratique atividades físicas regularmente

A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção e no controle das doenças cardiovasculares. Os aeróbicos são considerados a melhor opção. Procure fazer caminhadas de (no mínimo) meia hora, em torno de 4 vezes na semana. Essas caminhadas podem ser realizadas em ritmo agradável e confortável para você.

Tente evitar o estresse

Cada vez mais frequente o estresse provoca uma série de alterações, como aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e, como consequência, o aumento de hábitos que influenciam negativamente os níveis de colesterol no sangue.

O estilo de vida está ligado aos hábitos alimentares, grau de atividade física e frequência de acompanhamento médico, fatores que influenciam diretamente a saúde da população. Praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada como parte do seu dia a dia é fundamental para combater o colesterol ruim. Além disso, manter seus exames de rotina sempre em dia, pode fazer com que você fique alerta e reveja sua rotina, em caso de desequilíbrio nos índices. 

Aqui na Central de Consultas você realiza seus checkups de forma rápida e segura. Além de contar também com acompanhamento de médicos cardiologistas, endocrinologistas e muito mais. Nossa equipe multidisciplinar é super qualificada, é nosso diferencial.

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia!

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

Compartilhar: