central-de-consultas-logotipo-19-anos

Consulta Online com Clínico Geral: Entenda porque fazer!

A consulta online com clínico geral é uma modalidade da telemedicina, o que nos mostra que as tecnologias da comunicação estão cada vez mais sendo utilizadas para realizar assistência médica a distância. Dessa forma, os médicos podem realizar consultas, diagnósticos e acompanhamentos sem a necessidade de proximidade física com os pacientes.

Até 2019, só era permitido que os médicos realizassem contato, por videoconferência, com especialistas para tirar dúvidas e pedir uma segunda opinião sobre diagnósticos e procedimentos

Com o início da Pandemia de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção, permitindo este tipo de atendimento. Neste cenário mundial, a tele consulta não só é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles em grupo de risco, protegidos em casa, como ajuda a desafogar o sistema de saúde. A consulta online também amplia a oferta de especialistas a comunidades em áreas remotas que têm carência destes profissionais.

A Resolução do CFM estabelece que os médicos brasileiros podem realizar consultas online, telediagnóstico, prescrição online e tele cirurgias, assim como outras formas de atendimento médico a distância, com alguns cuidados e ressalvas.

Uma possibilidade de interação entre médicos e pacientes

A consulta online com clínico geral é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de videochamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones para a função e pode ser feita das seguintes formas:

  • Entre médicos – quando um clínico geral busca assistência de um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, um medicamento mais indicado ou, até mesmo, orientações sobre a realização de um procedimento. Pode ou não estar o paciente presente.
  • Entre médico e paciente – de forma direta, sem a mediação de outro médico ou profissional da saúde.

Benefícios da consulta online com clínico geral

As consultas à distância podem ser iniciais (primeiro atendimento), de acompanhamento, urgência ou de supervisão (com a troca de experiências entre profissionais), e atendem desde cuidados primários e enfermagem até o encaminhamento para outras especialidades médicas como: clínico geral, radiologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reabilitação, oftalmologia e outras.

No caso de lugares com acesso complicado, como florestas, navios, reservas indígenas e plataformas de petróleo, por exemplo, em que o acesso médico é difícil, a primeira consulta online com clínico geral. A ressalva é que o paciente seja acompanhado por algum profissional da área de saúde.

Prescrição médica a distância

Após as tele consultas, em boa parte dos casos, é necessário realizar a prescrição de medicações ou o pedido de exames. Essa ação também pode ser feita a distância, contando que o documento tenha a identificação do médico (nome, número do registro no CRM e endereço), identificação do paciente, data e hora e a assinatura digital do médico.

Tele diagnóstico

Com o avanço da telemedicina, é possível realizar exames diagnósticos e enviá-los para grandes centros, habilitados com profissionais experientes para analisá-los. Nesse caso, é feita a emissão de laudo dos exames, por meio de dados, gráficos, imagens e dados enviados online.

A consulta online, principalmente com clínicos gerais, tem diversos benefícios, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. O acesso mais amplo, associado a práticas mais modernas e assertivas, serão um grande avanço para a medicina.

As novidades na área da telemedicina são constantes e bastante empolgantes e, nós da Central de Consultas, estamos sempre atentos e implementando o que há de mais novo para você. Nossas consultas online são através do Whatsapp, para facilitar ainda mais para nossos pacientes.

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

Compartilhar: