central-de-consultas-logotipo-19-anos

Dia do Pediatra: muito amor pela profissão!

A pediatria é a especialidade médica que cuida da prevenção e manutenção da saúde de crianças e adolescentes e hoje, 27 de Julho, comemoramos o Dia do Pediatra. 

Sabemos que, no Brasil, por falta de tempo ou de conhecimento dos pais, muitas crianças só vão à consulta médica quando já estão com sintomas de doenças, passando muitas vezes alheias ao que se tem de mais importante nesta faixa da vida, que é a prevenção primária da saúde através de vacinações e orientações para hábitos saudáveis. 

Algumas famílias acabam fazendo a substituição da consulta com o pediatra no consultório pelo atendimento hospitalar. Essa troca pode trazer riscos para a criança, pois sabemos que crianças que não vão ao pediatra regularmente (pelo menos até os três anos de idade) correm duas vezes mais riscos de serem hospitalizadas e essas chances podem duplicar em caso de doenças crônicas, como asma, dor abdominal recorrente, entre outras.

Dia do Pedriatra: o que faz um?

O pediatra é o profissional formado em medicina, que cursou a especialização na área da pediatria. O médico pediatra cuida de crianças e adolescentes de zero a dezoito anos. Ele é o responsável por auxiliar e tratar de questões que são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.

Além de cuidar da criança, o médico dessa especialidade também presta assistência aos pais e familiares, orientando quanto à alimentação e aos cuidados básicos da saúde. Entre outros assuntos ele deve orientar sobre:

  • Aleitamento materno;
  • Crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor (processo de mudanças no comportamento motor da criança);
  • Exames periódicos;
  • Prevenção de acidentes e primeiros socorros;
  • Vacinas;
  • Entre outros.

O Pediatra é o médico que faz os primeiros exames na criança, desde o dia de seus primeiros minutos de vida, como o teste do pezinho, dos olhos e outros ligados ao estado de saúde inicial dos bebês. Entre os principais exames realizados estão:

  • Medição de estatura e peso
  • Rastreamento sensorial de visão e audição
  • Avaliação comportamental e psicossocial
  • Exames físicos em geral.

Benefícios das consultas regulares com o pediatra

Em homenagem ao Dia do Pediatria, vamos conhecer melhor sobre a profissão. A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança até chegar à sua vida adulta. O papel desse profissional na vida da criança e da família é fundamental. É ele que vai ajudar no desenvolvimento saudável dos pequenos e também durante a adolescência, orientando os pais sobre as questões mais importantes e prestando o auxílio necessário.

Diante disso, é muito importante escolher bem o médico que irá acompanhar seu filho pela vida afora. Não basta buscar qualquer profissional na rede credenciada. É preciso, através de uma boa conversa, encontrar alguém que se adapte ao perfil dos pais. Afinal, confiança e empatia são essenciais na relação médico-família.

A regularidade das consultas vai garantir que a criança se desenvolva da melhor maneira possível. Em meio a tantos compromissos do dia a dia, é preciso se organizar com antecedência para cumprir o calendário das consultas, reservando um tempo adequado para isso. O número de visitas ao pediatra será determinado por ele, diante da avaliação individual de cada caso, embora exista uma regra geral da Sociedade Brasileira de Pediatria que indica:

  • 5 dias – 1 Consulta;
  • 15 dias – 1 Consulta;
  • 30 dias – 1 Consulta;
  • 2 aos 6 meses – 1 vez por mês;
  • A partir dos 7 meses – 1 vez a cada 2 meses;
  • A partir dos 2 anos – 1 vez a cada 3 meses;
  • A partir dos 6 anos – 1 vez por semestre;
  • Dos 7 aos 18/19 anos – 1 vez por ano.

Como escolher um pediatra

Ser responsável pela saúde de uma criança significa garantir que tudo que está em seu entorno trabalhe para o mesmo objetivo. Por isso, um dos maiores desafios do dia a dia de um pediatra está relacionado ao contato com a família do paciente. Além da prescrição da medicação correta, o profissional deve garantir que os responsáveis pela criança estejam comprometidos em realizar o tratamento prescrito.

Ou seja, escolher bem um profissional, comprometido com seus princípios e com o bem estar dos pequenos é de extrema importância. Ter o mesmo pediatra durante toda a infância garante um cuidado aprofundado, pois o médico conhece bem o histórico do seu paciente e sabe exatamente qual a melhor forma de tratar cada intercorrência.

Gostou do conteúdo para o Dia do Pediatria?

Aqui na Central de Consultas,contamos com profissionais qualificados que amam o que fazem e estão lado a lado com a nossa causa que é trazer aos seus pequenos pacientes e suas famílias um atendimento acolhedor e seguro. Conte conosco para cuidar da saúde dos pequenos.

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

Compartilhar: