central-de-consultas-logotipo-19-anos

Exames Cardiológicos para avaliar a saúde do coração

Há alguns anos, o infarto e outros problemas cardíacos eram uma preocupação apenas de pessoas mais velhas, mas atualmente, a média de idade das pessoas que estão sendo afetadas por esses problemas caiu e começa a partir dos 20 anos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de morte no país. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 90 segundos.

Exames de cardiologia podem ajudar a identificar o risco de doenças cardíacas de uma forma melhor e mais assertiva que os exames tradicionais. Sendo assim, você terá ajuda médica para mudar seu estilo de vida e manter seu coração saudável, caso exista algum problema.

Fumantes, pessoas acima do peso, com histórico de problemas cardíacos na família ou que apresentam outros fatores de risco, devem fazer exames de cardiologia com frequência. Acompanhe o nosso post e confira alguns tipos de exames cardiológicos.

 

Conheça alguns tipos de exames de cardiologia

 

Eletrocardiograma

Também conhecido como ECG, o eletrocardiograma é um exame de cardiologia simples. Com doze variações, ele é rápido e não necessita de nenhuma invasão, além de ser indolor.

Esse procedimento é considerado como uma das melhores formas de identificar o risco de doença cardíaca. São colocados dez eletrodos nas pernas, braços e tórax do paciente para medir a atividade elétrica do coração e procurar ritmos e padrões anormais, que são relacionados a infarto, arritmia e outros problemas cardiovasculares graves.

Mapa 24 Horas

O exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecido pela sigla Mapa, serve para um diagnóstico preciso de como a Pressão Arterial (PA) se comporta em cada indivíduo. 

Existem diferentes situações que podem levar o médico a solicitar o MAPA, as mais comuns são para o diagnóstico de algum tipo de hipertensão ou para monitorar se o tratamento ou remédio indicado estão garantindo o efeito esperado.

No caso de busca por um diagnóstico, o profissional fará a solicitação quando tiver algum tipo de suspeita, geralmente com base em alterações constatadas no paciente, que já pode ter registrado pressão arterial acima ou abaixo do recomendado, ou a partir de uma lesão em um órgão-alvo da pressão arterial alta.

Holter 24 Horas

O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia. Ele é um exame complementar ao eletrocardiograma digital para detectar alterações que, em geral, não aparecem num exame de tempo mais limitado, de alguns minutos, como acontece no ECG em repouso.

O Holter nada mais é do que um eletrocardiograma que grava os batimentos do coração durante um dia inteiro, cerca de 24 horas ou até mais, para ser lido e interpretado posteriormente pelo arritmologista, que vai descrever se existe algum problema no ritmo cardíaco que necessite de tratamento.

Teste Ergométrico (Teste da Esteira)

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cardiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.

 

Como saber a hora certa de fazer os exames cardiológicos?

Consulte um médico e mantenha o monitoramento do seu coração em dia. Nossos cardiologistas estão preparados para atender você. Além disso, aqui na Central de Consultas você realiza todos esses exames cardiológicos com preços acessíveis, total atenção, acolhimento e segurança. Entre em contato e agende sua consulta através do fone: (51) 3227-1515. Conte conosco para cuidar da saúde do seu coração.

Compartilhar: