central-de-consultas-logotipo-19-anos

Novembro azul: Saiba mais sobre a ecografia de próstata via abdominal

O câncer de próstata é o segundo tipo de cancro mais comum em homens brasileiros (atrás do câncer de pele não melanoma). Além disso, depois do câncer de pulmão, é o tumor maligno que mais mata a população masculina no país. 

 

Essa doença é considerada comum na terceira idade, a partir dos 65 anos. Porém, pode atingir homens mais jovens, também, principalmente se estes tiverem familiares de primeiro grau com a neoplasia.

 

Ainda assim, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura, quando descoberto precocemente. Para isso, fazer exames preventivos é essencial. 

 

Leia mais: Câncer de próstata: conheça os sintomas e saiba como prevenir.

 

EXAMES PARA DIAGNOSTICAR O CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Durante muito tempo, existiam apenas dois testes para diagnosticar o cancro: a dosagem de PSA total e o toque retal

 

O primeiro é um exame que detecta a quantidade de Antígeno Prostático Específico (proteína produzida pelo tecido prostático) na corrente sanguínea. Valores altos podem indicar irregularidades na próstata, mas, sozinho, o exame não consegue confirmar nenhum diagnóstico.

 

Por isso, é necessário fazer um teste complementar. O mais comum é o toque retal (que pode ser feito na forma de ecografia), mas, ainda, há muita estigmatização envolvendo esse exame. Então, dúvidas e receios afastam muitos homens de começarem a prevenção ao câncer de próstata, até que seja tarde demais.

 

Portanto, é importante que você saiba que o exame de toque não é o único que pode ser realizado para o diagnóstico. Existe, também, a ecografia de próstata via abdominal, um teste de imagem simples, rápido, indolor e seguro. Continuando a leitura, você saberá mais sobre essa ultrassonografia e poderá agendar a sua, de maneira rápida e fácil.

 

É importante dizer, também, que embora existam outras opções, o exame de toque é seguro e indolor. Na Central de Consultas, é possível agendar uma ecografia de próstata transretal. Nela, o urologista analisa qualquer anormalidade na glândula de forma imediata e em alta resolução. Faça o agendamento pelo telefone (51) 3227-1515 ou pelo site centraldeconsultas.med.br.

 

Agora, continue lendo sobre a ecografia de próstata via abdominal. Aproveite também para assistir ao vídeo sobre esse exame no nosso Instagram e tirar suas dúvidas.

 

COMO É FEITO O EXAME DE ECOGRAFIA DE PRÓSTATA VIA ABDÔMEN?

 

Essa ultrassonografia da próstata é feita através da parede abdominal, quando um transdutor é movido sobre a barriga do paciente. Simultaneamente, em uma tela, são transmitidas as imagens do abdômen e da região pélvica da pessoa. 

 

Na análise da próstata, o médico pode identificar, de imediato, o aumento da glândula e qualquer anormalidade na região. Tumores, cistos e outras irregularidades podem ser detectados com o exame. Além da próstata, na ecografia via abdominal são visualizadas as vesículas seminais e a bexiga. 

 

Essa ultrassonografia é rápida, leva de 5 a 10 minutos para ser concluída, normalmente. A sua realização também é muito simples. O paciente apenas deve chegar à sala da ecografia no horário marcado com a bexiga cheia e, em seguida, deitar-se na maca. Depois, o médico passa um gel na região do abdômen próxima a pelve (para que o transdutor deslize mais facilmente) e inicia o exame de imagem.

 

A PARTIR DE QUE IDADE POSSO FAZER A ECOGRAFIA?

 

A ecografia de próstata é útil para a prevenção e diagnóstico do câncer na glândula. Portanto, a recomendação é que o exame seja realizado desde os 50 anos de idade. Contudo, se o homem tiver histórico familiar de câncer de próstata, a ultrassom deve ser feita mais cedo, aos 45 anos.

 

COM QUAL FREQUÊNCIA DEVO FAZER O EXAME?

 

Como a ecografia via abdominal substitui o toque retal, a frequência de realização deve ser a mesma. Ou seja, o exame deve ser feito a cada 1 ou 2 anos. Depende se o paciente apresenta fatores de risco para a doença ou não.  

 

QUAIS OUTROS EXAMES PRECISO FAZER JUNTO À ECOGRAFIA DE PRÓSTATA?

 

A ecografia de próstata via abdominal deve ser realizada em conjunto ao exame de PSA total. Só após o urologista analisar conjuntamente o exame de imagem e o teste sanguíneo, é que o diagnóstico poderá ser confirmado. Se o médico verificar alterações na próstata, é possível que uma biópsia seja solicitada, também.

 

O QUE É NECESSÁRIO FAZER ANTES DA ULTRASSONOGRAFIA VIA ABDÔMEN?

 

Como dito anteriormente, a preparação para o exame é simples: é exigido que o paciente esteja com a bexiga cheia. Esta regra existe para facilitar a visualização dos órgãos internos. O acúmulo de líquido na região faz com que as ondas ultrassônicas sejam captadas, pois elas não são propagadas no ar. Quanto mais ondas sonoras são captadas, melhor e mais nítida é a formação da imagem no exame.

 

Portanto, recomenda-se que o homem beba de 4 a 5 copos de água, aproximadamente, 1 hora antes da ecografia. Caso a bexiga do paciente esteja muito cheia antes do exame, deixando-o desconfortável, é possível esvaziá-la um pouco.

 

Além disso, a ultrassonografia de próstata por via abdominal é feita, também, com o resíduo urinário que sobra na bexiga. Então, pode ser solicitado que o homem urine, após o exame com bexiga cheia, e retorne para realizar uma nova ecografia.

 

Outra recomendação importante é evitar o uso de roupas muito apertadas que aumentarão o desconforto no abdômen antes do exame.

 

Não é necessário jejum alimentar, apenas se a pessoa for realizar outros exames em acompanhamento à ecografia de próstata. Caso o paciente também precise fazer exame de urina, a coleta pode ser realizada após a ultrassom.

 

A ultrassonografia de próstata é segura, não invasiva, e não utiliza radiação. Por isso, não há contraindicação para fazê-la. 

 

Agende a sua ecografia de próstata via abdominal na Central de Consultas pelo telefone (51) 3227-1515 ou pelo site centraldeconsultas.med.br. Aproveite, também, para conhecer o Check-up homem, um pacote promocional com consulta urológica + 9 exames (incluindo o PSA total). Cuide da sua saúde neste novembro azul e no resto do ano também!

 

Se você quiser, ainda pode fazer a sua assinatura Dr. Central. Com essa rede de benefícios, você consegue até 30% de descontos em consultas presenciais e até 50% em exames. Além disso, pode comprar medicamentos e produtos por preço mais barato em farmácias e lojas parceiras.

 

Para saber mais, basta ligar para (51) 3092-6060 ou chamar no Whatsapp (51) 99333-7860. Assine agora mesmo por apenas R$ 30,00 mensais por pessoa e aproveite todas as vantagens!

Compartilhar: