central-de-consultas-logotipo-19-anos

Principais sintomas do TDAH em adultos e crianças

Principais sintomas do TDAH em adultos e crianças

O transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é conhecido como um transtorno neurobiológico difícil de se diagnosticar, já que geralmente possui uma grande combinação de sintomas

 

Você sabe quais são os principais sintomas de TDAH em adultos e crianças? Pensando nisso, nós da Central de Consultas trouxemos algumas informações para lhe manter informado. Continue lendo e saiba mais!

 

O que é TDAH?

 

O TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, como já dito anteriormente, é um transtorno com causas genéticas, ambientais e biológicas, que na maioria das vezes, se manifesta ainda na infância. 

 

Além disso, entre as suas principais características estão a:

 

  • Desatenção;
  • Impulsividade;
  • Inquietude motora ou também conhecida como hiperatividade.

 

Lembrando que o TDAH também pode aparecer como o DDA, Distúrbio do Déficit de Atenção em alguns lugares.

 

Apesar desse transtorno se manifestar desde a infância, os sintomas aparecem com mais clareza durante a fase escolar. Isso acontece porque a criança passa a frequentar um novo ambiente de interação e raciocínio, e é a partir dessa fase que as dificuldades se tornam mais evidentes. Essa circunstância também é muito mais comum para diagnosticar um transtorno de aprendizagem como discalculia e dislexia, por exemplo.    

 

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH está presente em até 8% da população infantil no país e no mundo todo. Já em adultos esse número costuma ser menor. 

 

Os principais sintomas do TDAH 

 

Lembrando que para ter uma avaliação correta é importante consultar com um especialista, entretanto, a lista abaixo pode te ajudar a identificar antes e procurar ajuda médica. 

 

Conheça as principais características que envolvem o TDAH em adultos, adolescentes e crianças:

 

  • Dificuldade para prestar atenção em detalhes e tarefas;
  • Parece não escutar quando se fala diretamente com ele (a);
  • Não segue instruções e tem problema em finalizar tarefas do dia a dia;
  • Possui dificuldade para se organizar;
  • Perde coisas necessárias para realizar tarefas do dia a dia;
  • É facilmente distraído por estímulos externos;
  • Tem dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção;
  • Corre ou sobre muito nas coisas;
  • Tem dificuldades para brincar calmamente;
  • Fala muito, explode em respostas antes das questões serem completadas;
  • Tem dificuldade em esperar a sua vez e acaba interrompendo os outros;
  • Às vezes responde com agressividade diante de frustrações (é necessário diferenciar nesses casos, com o transtorno opositor desafiador). 

 

Qual o tratamento para TDAH?

 

Orientação psicológica 

 

Os diferentes tipos de terapia que existem podem ajudar as pessoas com TDAH a viver de uma maneira muito melhor. 

 

Lembrando que o tipo certo de tratamento pode ser diferente para cada pessoa. Ou seja, alguns tipos de terapias mais comuns e eficazes são: terapia comportamental, terapia cognitiva, terapia cognitivo-comportamental, treinamento de habilidade sociais, terapia psicoeducacional e terapia fonoaudiológica. 

 

Além disso, a terapia pode ajudar as crianças com TDAH a buscarem uma mudança maior, controlar os impulsos e lidar melhor com as emoções. 

 

Já nos adolescentes e adultos que possuem TDAH, a terapia pode ajudar em questões de baixa autoestima, organização pessoal, profissional e no controle da impulsividade. 

 

Medicamentos 

 

Na maioria das vezes os medicamentos usados para tratar os sintomas do TDAH são da classe dos estimulantes que, apesar do nome, acabam causando um efeito calmante. 

 

Esse medicamento por sua vez pode ajudar a reduzir a hiperatividade e impulsividade, além de melhorar a capacidade de concentração, trabalho e aprendizado da pessoa que possui o transtorno. 

 

Mudança de hábitos 

 

As mudanças simples de hábitos do dia a dia também podem ajudar no tratamento, em conjunto com a terapia e os medicamentos. 

 

Atualmente, sabe-se que as mudanças na alimentação, como redução no consumo de cafeína e açúcar, podem ajudar a controlar os sintomas do transtorno. Além disso, alguns estudos têm mostrado que a prática de atividades físicas intensas como nadar e correr, por exemplo, podem melhorar o funcionamento cognitivo e comportamental.  

 

Por isso, as pessoas que possuem TDAH e que praticam regularmente exercícios físicos podem diminuir os sintomas do transtorno, além de melhorar o seu rendimento.  

 

Notou os sintomas do TDAH em você ou em alguém próximo a você? A Central de Consultas pode te ajudar! 

 

Por fim, não perca tempo! Agende sua consulta diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.   

 

Compartilhar: