Embora a visão seja um dos principais sentidos do corpo humano, a saúde ocular ainda não recebe atenção adequada. Uma pesquisa encomendada pela Agência Brasil, mostrou que 1 a cada 5 brasileiros, entre 18 a 24 anos, nunca foi ao oftalmologista (21%) e outros 10% fizeram a consulta uma única vez na vida. Outro dado […]
Embora a visão seja um dos principais sentidos do corpo humano, a saúde ocular ainda não recebe atenção adequada. Uma pesquisa encomendada pela Agência Brasil, mostrou que 1 a cada 5 brasileiros, entre 18 a 24 anos, nunca foi ao oftalmologista (21%) e outros 10% fizeram a consulta uma única vez na vida. Outro dado alarmante é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixar de se queixar de algum problema na visão.
No olho, existem milhões de células especializadas na recepção de ondas luminosas, transformando-as em impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro humano como percepções visuais. Esse processo complexo precisa funcionar adequadamente para que possamos enxergar.
No último sábado, dia 10 de Julho, comemoramos o Dia da Saúde Ocular no Brasil, e por isso estamos trazendo esse conteúdo, em forma de alerta, com informações importantes sobre a saúde ocular.
Leia mais: Oftalmologia: o que faz um médico oftalmologista?
O cenário é preocupante porque a maioria das doenças da visão são “silenciosas”. Ou seja, elas não manifestam sintomas até que o quadro se agrave. Por essa razão, é preciso se conscientizar de que sua saúde ocular deve ser bem avaliada com exames oftalmológicos periodicamente.
O acompanhamento com um médico oftalmologista permite o diagnóstico precoce e o tratamento das enfermidades no momento certo, antes que o paciente sofra graves problemas ou mesmo com a perda de visão irreversível. Mas a saúde ocular vai muito além de visitas regulares ao oftalmologista, anote algumas dicas complementares que serão um colírio para sua visão!
Consumir nutrientes como ácidos graxos ômega 3, luteína e zinco ajuda a manter em dia a saúde ocular e ainda previne a catarata e a degeneração macular. Esses nutrientes podem ser encontrados, principalmente no espinafre, couve, salmão, atum, ovos, nozes e feijão.
Sol em excesso faz mal, tanto para a pele, quanto para os olhos e sem proteção pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. Além disso, o sol é um fator de risco para o surgimento de doenças como pterígio, catarata e degeneração macular. Ao se expor ao sol, se lembre de usar óculos escuros com proteção UVA e UVB.
O tabagismo é considerado um fator de risco para doenças oculares como degeneração macular e catarata, além de poder gerar danos ao nervo óptico.
Passar horas na frente do computador ou em ambientes muito secos e com ar condicionado pode levar à síndrome do olho seco, condição na qual o olho não produz adequadamente lágrimas, o que acaba prejudicando a lubrificação desse órgão. Para evitar essa condição faça pausas a cada duas horas de uso do computador e evite o excesso de iluminação na tela.
Uma recomendação especial para as mulheres é ter bastante cuidado com a maquiagem. Busque produtos de marcas confiáveis e que sejam hipoalergênicos. Para evitar problemas nos olhos, também é fundamental retirar bem a maquiagem antes de dormir.
O popular “exame de vista” verifica como o paciente enxerga e se há necessidade do uso de óculos ou lentes para driblar a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. O ideal é que esse exame, chamado de “refração”, seja realizado anualmente. Para crianças com menos de dois anos, podem ser necessários de dois a três encontros anuais com o oftalmologista.
Pessoas com idade superior a 40 anos precisam levar a saúde ocular mais a sério e sempre incluir a oftalmologia no check-up médico anual. Com o avanço da idade, naturalmente as estruturas oculares também envelhecem, e isso oferece riscos para o surgimento de doenças. Durante a consulta com o oftalmologista, o médico pode solicitar exames importantes para aferir a pressão ocular e avaliar as condições gerais dos olhos.
Deixar de lado esses cuidados básicos com a saúde ocular pode ser extremamente prejudicial e, em alguns casos, causar danos irreversíveis, afinal a maior parte das doenças em nossos olhos costumam ser silenciosas.
Procure um médico oftalmologista e acompanhe de perto como está a sua saúde ocular. Agende uma consulta aqui na Central de Consultas, com excelentes profissionais e estrutura preparada para atender você. Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia!
Entre em contato pelo telefone: (51) 3227.1515 ou, se preferir, você pode fazer o pré-agendamento da sua consulta, exame ou check-up médico diretamente pelo site, através deste link: www.centraldeconsultas.med.br/pre-agendamento.