central-de-consultas-logotipo-19-anos

Saúde ocular: Você cuida bem da sua visão?

Embora a visão seja um dos principais sentidos do corpo humano, a saúde ocular ainda não recebe atenção adequada. Uma pesquisa encomendada pela Agência Brasil, mostrou que 1 a cada 5 brasileiros, entre 18 a 24 anos, nunca foi ao oftalmologista (21%) e outros 10% fizeram a consulta uma única vez na vida. Outro dado alarmante é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixar de se queixar de algum problema na visão.

No olho, existem milhões de células especializadas na recepção de ondas luminosas, transformando-as em impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro humano como percepções visuais. Esse processo complexo precisa funcionar adequadamente para que possamos enxergar.

No último sábado, dia 10 de Julho, comemoramos o Dia da Saúde Ocular no Brasil, e por isso estamos trazendo esse conteúdo, em forma de alerta, com informações importantes sobre a saúde ocular.

Leia mais: Oftalmologia: o que faz um médico oftalmologista?

Prevenir é a melhor receita

O cenário é preocupante porque a maioria das doenças da visão são “silenciosas”. Ou seja, elas não manifestam sintomas até que o quadro se agrave. Por essa razão, é preciso se conscientizar de que sua saúde ocular deve ser bem avaliada com exames oftalmológicos periodicamente. 

O acompanhamento com um médico oftalmologista permite o diagnóstico precoce e o tratamento das enfermidades no momento certo, antes que o paciente sofra graves problemas ou mesmo com a perda de visão irreversível. Mas a saúde ocular vai muito além de visitas regulares ao oftalmologista, anote algumas dicas complementares que serão um colírio para sua visão!

 Se alimente de forma saudável

Consumir nutrientes como ácidos graxos ômega 3, luteína e zinco ajuda a manter em dia a saúde ocular e ainda previne a catarata e a degeneração macular. Esses nutrientes podem ser encontrados, principalmente no espinafre, couve, salmão, atum, ovos, nozes e feijão.

Use óculos de sol

Sol em excesso faz mal, tanto para a pele, quanto para os olhos e sem proteção pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. Além disso, o sol é um fator de risco para o surgimento de doenças como pterígio, catarata e degeneração macular. Ao se expor ao sol, se lembre de usar óculos escuros com proteção UVA e UVB.

Não fume

O tabagismo é considerado um fator de risco para doenças oculares como degeneração macular e catarata, além de poder gerar danos ao nervo óptico.

Previna a síndrome do olho seco

Passar horas na frente do computador ou em ambientes muito secos e com ar condicionado pode levar à síndrome do olho seco, condição na qual o olho não produz adequadamente lágrimas, o que acaba prejudicando a lubrificação desse órgão. Para evitar essa condição faça pausas a cada duas horas de uso do computador e evite o excesso de iluminação na tela.

Cuidado com a maquiagem

Uma recomendação especial para as mulheres é ter bastante cuidado com a maquiagem. Busque produtos de marcas confiáveis e que sejam hipoalergênicos. Para evitar problemas nos olhos, também é fundamental retirar bem a maquiagem antes de dormir. 

Saúde ocular em dia

O popular “exame de vista” verifica como o paciente enxerga e se há necessidade do uso de óculos ou lentes para driblar a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. O ideal é que esse exame, chamado de “refração”, seja realizado anualmente. Para crianças com menos de dois anos, podem ser necessários de dois a três encontros anuais com o oftalmologista.

Pessoas com idade superior a 40 anos precisam levar a saúde ocular mais a sério e sempre incluir a oftalmologia no check-up médico anual. Com o avanço da idade, naturalmente as estruturas oculares também envelhecem, e isso oferece riscos para o surgimento de doenças. Durante a consulta com o oftalmologista, o médico pode solicitar exames importantes para aferir a pressão ocular e avaliar as condições gerais dos olhos.

Deixar de lado esses cuidados básicos com a saúde ocular pode ser extremamente prejudicial e, em alguns casos, causar danos irreversíveis, afinal a maior parte das doenças em nossos olhos costumam ser silenciosas. 

Procure um médico oftalmologista e acompanhe de perto como está a sua saúde ocular. Agende uma consulta aqui na Central de Consultas, com excelentes profissionais e estrutura preparada para atender você. Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia! 

Entre em contato pelo telefone: (51) 3227.1515 ou, se preferir, você pode fazer o pré-agendamento da sua consulta, exame ou check-up médico diretamente pelo site, através deste link: www.centraldeconsultas.med.br/pre-agendamento.

Compartilhar: