Mês da mulher: Por que é importante consultar o ginecologista regularmente?

Mês da mulher: Por que é importante consultar o ginecologista regularmente?

Aqui no blog já falamos sobre o Março Lilás que visa conscientizar as mulheres  sobre o câncer de colo de útero. Mas não é o único motivo pelo qual toda mulher deve se consultar regularmente com um ginecologista. Reserve três minutos do seu dia para ler este artigo sobre o mês da mulher e fique mais segura sabendo sobre:

  • As doenças ginecológicas  que mais afetam as mulheres no Brasil
  • Sintomas que podem indicar uma doença ginecológica
  • A frequência correta de ir ao médico

AS DOENÇAS GINECOLÓGICAS QUE MAIS AFETAM AS MULHERES NO BRASIL

O estilo de vida de uma mulher influencia no risco de doenças que ela pode vir a contrair ou desenvolver. Por isso, certas regiões do mundo tendem a registrar um aumento de casos de uma condição específica. Quanto mais saudável for o seu estilo de vida, menos o risco de contrair ou desenvolver alguma doença.

As doenças ginecológicas mais comuns no Brasil são:

  • Endometriose;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Infecções vaginais, como candidíase, sífilis e outros;
  • Miomas uterinos;
  • Câncer ginecológico, que engloba câncer de colo de útero, de ovário e de endométrio.

Todas as doenças citadas acima são perigosas e precisam ser identificadas a tempo de um tratamento eficaz. Quanto mais cedo perceber os sintomas, maior é a chance de sucesso no tratamento.

SINTOMAS QUE PODEM INDICAR UMA DOENÇA NAS PARTES ÍNTIMAS

Os sintomas de uma doença nas partes íntimas podem incluir dor, coceira, irritação, corrimento anormal ou com odor forte, inchaço, feridas, bolhas ou alterações na cor da pele. Além disso, podem ocorrer sintomas como dificuldade para urinar, sangramento incomum, dor durante o sexo e aumento dos gânglios linfáticos na região.

Se notar algum desses sinais, é importante marcar uma consulta com um Ginecologista na Central de Consultas pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e Whatsapp (51) 3227-1515.

A FREQUÊNCIA CORRETA DE IR AO MÉDICO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mulheres consultem um profissional de saúde ginecológica pelo menos uma vez por ano, independentemente da idade ou da presença de sintomas. Esse acompanhamento regular é fundamental para a prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças ginecológicas, além de permitir a orientação sobre saúde sexual e reprodutiva. No entanto, é importante ressaltar que essa recomendação pode variar de acordo com as necessidades individuais e o histórico médico de cada mulher.

Mulheres com vida sexual ativa podem precisar de consultas mais frequentes, especialmente se tiverem sintomas ou estiverem usando métodos contraceptivos. O acompanhamento regular permite a detecção precoce de problemas ginecológicos, prevenção de doenças e aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva.

Não consultar o médico regularmente pode aumentar o risco de complicações devido a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) não diagnosticadas e não tratadas, incluindo doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade e gravidez ectópica.

Neste mês da mulher, agende uma consulta com um Ginecologista na Central de Consultas pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e Whatsapp (51) 3227-1515 e garanta também o agendamento do seu exame anual para prevenção de doenças

Compartilhar:

Dias -
Horas -
Minutos -
Segundos