3 fatos sobre clareamento dental

Clareamento dental é um procedimento odontológico realizado para fins estéticos. No tratamento, as moléculas que tornam os dentes mais escuros são quebradas. Isto é feito com o uso de substâncias químicas ou de incidência de luz (LED ou laser) na região dentária. 

 

O tratamento tornou-se cada vez mais popular, pois é a melhor maneira de ter um sorriso mais branco. Principalmente porque a limpeza, apesar de ser essencial para a saúde bucal, não remove completamente as manchas dos dentes. 

 

Então, é necessário um procedimento estético focado em tirar os pigmentos amarelados, e não retirar placa bacteriana, tártaro ou cáries. 

 

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse tratamento dentário. Continue a leitura abaixo para conhecer 3 fatos sobre clareamento dental.

 

O CLAREAMENTO DENTAL PODE SER FEITO NO CONSULTÓRIO OU EM CASA

 

Existem tipos diferentes de clareamento, dependendo do método e dos produtos utilizados. Nos consultórios odontológicos pode haver o tratamento com laser, luz de LED ou substâncias abrasivas (como o peróxido de hidrogênio)

 

Mas, o procedimento também pode ser feito em casa, com o uso de moldeiras. A diferença entre o clareamento no consultório e o clareamento caseiro com moldeiras é que o primeiro é realizado mais rapidamente. 

 

O tratamento feito por profissional leva de uma a quatro sessões (de, aproximadamente, 1h30min cada) para ser completado. O intervalo entra as sessões deve ser de, no mínimo, dois dias.

 

Em contrapartida, o clareamento dental caseiro leva, mais ou menos, 1 mês, desde que o paciente utilize as moldeiras diariamente. O tempo de uso diário do objeto pode ser de 30 minutos a 8 horas, dependendo da pigmentação dental da pessoa.   

 

Portanto, a concentração de substâncias clareadoras é diferente nos dois métodos. O procedimento feito em consultório é mais abrasivo e, por isso, deixa os dentes mais sensíveis após as sessões. Contudo, o aumento da sensibilidade é temporário e o tratamento não danifica os dentes.

 

Por sua vez, o clareamento de moldeira é mais demorado, mas menos abrasivo e pode durar por mais tempo. Isto acontece porque os dentes do paciente ficam mais tempo em contato com o gel clareador.

 

Ainda, o dentista pode combinar diferentes métodos para proporcionar melhores resultados. Alguns profissionais iniciam o clareamento no consultório e recomendam o uso de moldeira em casa, posteriormente. Também, o dentista pode combinar o uso de gel clareador com laser, no consultório, para diminuir as manchas mais rapidamente.  

 

É importante lembrar que o clareamento caseiro deve ser feito apenas com indicação do dentista. O kit utilizado no procedimento, também, só pode ser disponibilizado por ele. 

 

Cremes dentais e enxaguantes bucais clareadores não têm o mesmo efeito que o clareamento com moldeiras ou laser. Já as receitas caseiras não são recomendadas, pois, além de ineficazes, podem danificar os dentes. Ou seja, quando você quiser deixar os dentes mais brancos, a melhor opção é buscar atendimento profissional.

 

A DURAÇÃO DO CLAREAMENTO DEPENDE DE ALGUNS HÁBITOS E CUIDADOS

 

Os efeitos do clareamento dental podem durar de 2 a 5 anos. Existem alguns cuidados que interferem nos resultados do tratamento, como, por exemplo, o consumo de alguns alimentos. 

 

Bebidas escuras (café, chá preto, vinho tinto, suco de uva, refrigerante sabor cola) mancham os dentes. O mesmo ocorre com vegetais (beterraba), frutas (amora, blueberry, açaí) e molhos (soja e tomate) bastante pigmentados. 

 

Além disso, o consumo de muitos alimentos ácidos também contribui para o aparecimento de manchas. 

 

Por sua vez, doces e bebidas açucaradas deixam os dentes mais suscetíveis à multiplicação de bactérias. Somado à falta de higiene, esse problema escurece os dentes e causa cáries e doença periodontal. 

 

Inclusive, seguir hábitos de limpeza dental diariamente é essencial para manter o clareamento. É importante escovar os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia, com creme com flúor. Ainda, é necessário utilizar fio dental e, eventualmente, enxaguante bucal. 

 

Outra medida que faz o procedimento durar mais é o uso de moldeira, como dito anteriormente. Por demorar mais tempo para ser finalizado, o clareamento de moldeira prolonga os efeitos do tratamento. Então, pode ser uma boa opção para deixar o sorriso livre de manchas amareladas sem precisar de manutenção tão frequente. 

 

O CLAREAMENTO NÃO É RECOMENDADO A TODAS AS PESSOAS

 

Apesar de trazer benefícios estéticos, nem todo mundo pode fazer clareamento dental. O procedimento não é recomendado para gestantes, lactantes ou menores de 16 anos

 

Algumas condições bucais e odontológicas também impedem a realização do tratamento. Por exemplo, pessoas com manchas nos dentes decorrentes do uso de tetraciclina. Ou, ainda, quem possui muitas restaurações ou já passou por alguns tratamentos endodônticos

 

O clareamento não funciona em próteses porque o gel clareador ou laser só age em dentes naturais.  Inclusive, o próprio tratamento pode escurecer os dentes protéticos, pela combinação de substâncias abrasivas com o material do implante. Então, para não deixar o sorriso ainda mais manchado, a solução é trocar de próteses quando for fazer o clareamento.  

 

Problemas gengivais são impeditivos, também, pois as substâncias abrasivas utilizadas no clareamento podem machucar a gengiva mais sensível. 

 

A presença de doença periodontal, cárie e tártaro é outro fator para a contraindicação de clareamento. Neste caso, é necessário tratar as condições primeiro, com limpeza e raspagem, e só então partir para o tratamento estético. 

 

Por fim, outra questão é a hipersensibilidade às substâncias utilizadas no clareamento dental. Então, é importante que o dentista comunique ao paciente os produtos que serão usados, para evitar problemas.

 

Se você quer cuidar mais da sua saúde bucal, agende uma consulta odontológica agora mesmo! Na Central de Consultas, você escolhe a data e o horário para fazer sua avaliação e, ainda, pode realizar limpeza dentária. Além disso, você pode fazer o clareamento dental de moldeira.

 

Faça o agendamento pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone (51) 3227-1515.  

 

Também, não deixe de conhecer a assinatura Dr. Central. Por apenas R$30,00 mensais por pessoa, você faz consultas com até 30% de descontos e exames até 50% mais baratos. Ainda, consegue comprar medicamentos e produtos por menor preço em farmácias e lojas parceiras. 

 

Para saber mais, entre em contato agora mesmo pelo telefone (51) 3092-6060 ou Whatsapp (51) 99333-7860. 

Compartilhar: