central-de-consultas-logotipo-19-anos

A importância dos exames preventivos para a saúde das mulheres

Para manter os cuidados com a saúde das mulheres, prevenir é sempre a melhor escolha. Procurar atendimento médico apenas quando algo está errado é um grande erro que, às vezes, não é possível reverter. Consultas regulares e exames preventivos são fundamentais para manter a sua saúde em dia, ajudando a detectar doenças em estágio inicial e quaisquer outros desequilíbrios no organismo.

 

Além de consultas e exames médicos, manter uma rotina saudável é de extrema importância. Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos regulares, conhecer seu histórico familiar de doenças e levar uma vida mais leve são essenciais. Afinal, sabemos que pessoas que vivem bem, vivem muito mais!

 

Por que realizar exames preventivos?

Boa parte das doenças graves que afetam as pessoas podem ser detectadas com exames preventivos. São pequenas alterações em exames de rotina que nos alertam e mostram que algo mais sério pode estar acontecendo. Não podemos deixar para consultar ou começar a fazer exames apenas quando nos sentimos mal.

 

Leia mais: A importância do check-up na prevenção de doenças

 

Exames preventivos para a saúde da mulher

Exame Preventivo de Colo de Útero

O mais conhecido de todas as mulheres é o Exame Preventivo de Colo de Útero, ou Papanicolau, como também é bastante chamado. Ele é coletado pelo ginecologista no consultório, e deve ser feito anualmente, um ano após o início da vida sexual da mulher.

 

Esse exame permite identificar o câncer do colo do útero em estágios iniciais, facilitando a cura da doença. Além disso, o exame ajuda a detectar verrugas, infecções por fungos e herpes genital. Dependendo do resultado, o ginecologista pode pedir outros exames, como a colposcopia, a vulvoscopia e o exame específico do HPV ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

 

Ecografia Transvaginal

A ecografia transvaginal é um exame muito solicitado, em que uma sonda é utilizada para verificar o útero, as trompas e os ovários. Esse exame ajuda a encontrar miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose.

 

Mamografia

A mamografia digital é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, com histórico de câncer de mama na família, ou após os 40 anos, sem histórico. O exame é o maior aliado na prevenção do Câncer de Mama. A Ecografia Mamária também é utilizada nesse diagnóstico, auxiliando a verificar se há cistos ou nódulos no local.

 

Exames de Sangue de Rotina 

Com os exames de sangue, conseguimos medir os níveis de creatinina, uréia, colesterol, triglicérides e glicemia, e através deles detectar problemas em diversos órgãos do nosso corpo. 

 

Além desses, também podemos citar Exame de urina, Dosagens hormonais, Ultrassom da tireoide, Densitometria óssea (após o início da menopausa, para identificar e prevenir a osteoporose), entre outros. 

 

Leia mais: Métodos contraceptivos além da pílula

 

Por isso é tão importante manter as consultas regulares ao seu médico, pois ele poderá solicitar e indicar quais exames preventivos são mais importantes em cada fase da nossa vida e quando devem ser feitos. 

Aqui na Central de Consultas, você conta com um check-up exclusivo para a saúde da mulher, além de consultas com ginecologistas, exames de sangue, exames de imagem e muitos outros. Para agendar sua consulta, exame ou check-up preventivo, entre em contato através do telefone: (51) 3227-1515 ou consulte sem sair de casa, através da nossa Consulta Online via Whatsapp.

Compartilhar: