central-de-consultas-logotipo-19-anos

Check-up saúde e suas funções

Quando falamos sobre saúde, sempre pensamos em exercícios e dietas, certo? Mas saiba que essas não são as únicas formas de ter uma vida saudável, por isso, é muito importante realizar seu check-up saúde com frequência!

A expressão “check-up”, traduzida livremente do inglês, significa checar e, no caso do Check-up médico, é exatamente a checagem da saúde de um indivíduo que será feita por meio de exames clínicos, laboratoriais ou de imagem.

 É extremamente necessário realizar checkups, principalmente para homens e mulheres com mais de 35 anos de idade. Desse modo, pode ser possível diagnosticar doenças como diabetes, câncer, hipertensão, colesterol alto e até mesmo doenças cardíacas em seus estágios iniciais ou avançados, assim, é possível realizar tratamentos eficazes para cada tipo de problema. 

Como funciona o check-up saúde?

O Check-up Saúde consiste em realizar uma consulta com um médico Clínico Geral e 10 exames laboratoriais para receber um diagnóstico detalhado do funcionamento do organismo.

A partir dos resultados, o médico poderá determinar tratamentos mais precisos, inclusive aconselhar mudanças dos hábitos de vida, passar recomendações com relação a uso de medicamentos e até pedir exames complementares.

Leia mais em: Check-Up Saúde e seus benefícios

Quais são os principais exames de check-up e para que servem?

Hemograma + Plaquetas

O hemograma serve para avaliar a saúde de uma maneira geral e quando há sintomas como febre, fadiga e fraqueza, entre outros. Ajuda a identificar doenças como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais. Alergias e hemorragias também podem ser detectadas no hemograma.

Exame quantitativo de Urina

Também conhecido como EQU, o exame é utilizado para avaliação da função renal e urinária, podendo auxiliar no diagnóstico e tratamento. Neste exame é feito o exame físico, químico e de sedimento da urinário, procurando identificar possíveis patógenos e estruturas presentes na urina.

Glicose de jejum

Essencial para diagnosticar diabetes ou irregularidades presentes na circulação sanguínea, o exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose no sangue.

Creatina

Uma das principais tarefas dos rins é filtrar o sangue, eliminando as substâncias tóxicas de nosso organismo. Sem a filtração renal, a manutenção da vida seria inviável em pouco tempo.

À medida que os rins começam a perder função, os níveis de creatinina no sangue se elevam. Isso ocorre porque essa molécula é constantemente produzida pelas células musculares e, ao mesmo tempo, eliminada exclusivamente pelos rins e, em condições normais, os níveis de creatinina no sangue permanecem sempre baixos.

No caso de doença renal, a substância continuará circulando pelo corpo, por isso, a sua dosagem é extremamente útil no diagnóstico de um problema no órgão.

Triglicerídeos

Esse exame mede a quantidade de triglicerídeos no sangue, que são uma forma de gordura e uma fonte de energia importante para o corpo. A maior parte dos triglicerídeos se encontra no tecido gorduroso (adiposo) do corpo, mas uma quantidade circula no sangue para fornecer energia para os músculos.

Embora as razões para isso não sejam bem compreendidas, níveis altos de triglicerídeos no sangue estão associados a um risco aumentado de doença cardiovascular. Entretanto, existem alguns fatores que podem contribuir para a elevação dos níveis de triglicerídeos e para o risco do desenvolvimento da doença cardiovascular são eles:

  • Falta de exercício físicos
  • Excesso de peso
  •  Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Problemas crônicos como diabetes e doença renal.

 Colesterol total + HDL + LDL

Como o próprio nome sugere, o exame de colesterol total e suas frações medem a quantidade dessa molécula e de seus subtipos na circulação. As porções mais famosas são o HDL, também chamado de colesterol bom, e o LDL, o ruim.

 Em conjunto com outros fatores, os exames servem principalmente para calcular o risco de entupimentos nas artérias e doenças cardiovasculares em decorrência do colesterol. Se os níveis de LDL no sangue estão altos, o médico pode sugerir mudanças no estilo de vida do paciente e, até mesmo, medicações.

TGO e TGP – Transaminase

O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase) e o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e que refletem o status de funcionamento do fígado.

Quando a dosagem está normal, a maior parte destas enzimas é encontrada dentro das células do fígado. Já quando a dosagem apresenta resultados incomuns, as enzimas são derramadas no sangue. 

Aqui na Central de Consultas, temos o check-up saúde, com ele você fará os exames necessários para ficar em dia com a sua saúde de forma acessível e em uma clínica perto de você.

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia com o nosso check-up saúde!

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br/agenda ou, se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp, basta mandar um “Oi” para o (51) 3227.1515 e realizar o agendamento da sua consulta.

Compartilhar: