central-de-consultas-logotipo-19-anos

Dicas de cuidados com a pele no verão

Dezembro chegou e muitas pessoas só pensam em aproveitar bem os dias de sol e calor do verão. Mas, essa é uma época em que os cuidados com a pele devem ser triplicados, afinal, o sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, aumentar o risco de câncer.

Para manter a pele saudável, é de extrema importância adotar alguns cuidados, como manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada, além de beber bastante líquido, usar protetor solar e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Para facilitar, vamos listar 5 dicas para que sua pele passe pelo verão sem nenhum prejuízo no futuro. Confira a seguir:

Para cuidar a sua pele use protetor solar diariamente

Usar protetor solar é importante para evitar o envelhecimento precoce da pele e o seu ressecamento, além de evitar o desenvolvimento de doenças, como o câncer de pele, por exemplo. Assim, é importante passar protetor solar em toda a área da pele que fica exposta ao sol, mesmo que a pessoa não fique exposta diretamente ao sol.

No caso de ir à praia ou à piscina, a recomendação é a de que o protetor solar seja utilizado 20 a 30 minutos antes da exposição solar e seja novamente aplicado a cada 3 horas. Importante lembrar de não ficar exposto ao sol nos horários em que ele está mais forte, ou seja, entre 10h e 16h.
Caso sua pele já tenha manchinhas, fique ainda mais atento. Recomendamos que você consulte um dermatologista para acompanhar de perto e garantir a segurança e o cuidado da sua pele.

 

Não se depile em dias que for pegar sol

Não faça sua depilação, seja de rosto ou do corpo, no dia em que irá se expor ao sol, isso pode causar manchas escuras na pele, principalmente se a depilação for feita com cera. Assim, a recomendação é que sua depilação seja feita pelo menos 48 horas antes da exposição solar. Em caso de depilação à laser, confira a dica abaixo.

 

Não faça tratamentos de pele no verão

Evite fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão. Esses tratamentos podem danificar a pele e causar manchas difíceis ou até impossíveis de tratar e remover. A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos.

 

Cuidado! Evite o sol direto na pele

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10h e 16h, deve-se evitar a exposição solar direta, pois nesses horários há mais riscos para a saúde. Assim, caso seja inevitável, deve-se preferir ficar em locais com sombra, além de usar chapéu ou boné e roupas claras, para proteger a pele, e óculos de sol, para proteger os olhos.

 

Beba muito líquido

Para evitar a desidratação do corpo e da pele é importante beber de 2 a 3 litros de água por dia, além de outros líquidos, como suco de fruta natural ou chás gelados, pois assim além de evitar a desidratação, você nutre e refresca o corpo. O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado, pois promovem a perda de água pelo corpo e podem provocar rapidamente uma desidratação, principalmente se forem ingeridas em dias de muito calor.

Os líquidos também podem ser ingeridos em forma de alimento, isso porque algumas frutas, legumes e verduras possuem grande quantidade de água em sua composição, podendo ser também uma ótima opção para os dias de calor e para promover a saúde da pele no verão.

Viu qualquer sinal suspeito na sua pele? Busque orientações de um dermatologista e nunca esqueça da importância do protetor solar para manter os cuidados com a pele. Aqui na Central de Consultas, você encontra uma equipe multidisciplinar e qualificada para prevenir ou mesmo tratar qualquer problema de pele.

Você também pode realizar check-ups e exames para tratar sua saúde por completo e com total acolhimento. Entre em contato e agende a sua consulta pelo (51) 3227-1515.

Compartilhar: