central-de-consultas-logotipo-19-anos

Doença pé mão boca

A doença mão-pé-boca é conhecida por ser causada pelo vírus Coxsackie, que acaba atacando o aparelho digestivo. Esse é um vírus altamente contagioso e uma de suas principais características é a formação de pequenas bolhas na pele nesses três locais do corpo que nomeiam a doença.  

 

A doença é mais comum em crianças menores de 5 anos, embora possa acometer adultos também. Os sintomas costumam durar cerca de uma semana. 

 

Além disso, a transmissão pode ocorrer dias antes do início da manifestação da doença até semanas após a infecção, já que o vírus transita por via respiratória ou pelas fezes da pessoa que está infectada. 

 

A falta de higiene das mãos também contamina superfícies, facilitando a transmissão com objetos tocados pela pessoa contaminada. 

 

Os principais sintomas da doença mão-pé-boca

 

A febre e a dor de garganta vêm associadas a pequenas bolhas e são os principais sintomas dessa doença. Elas podem aparecer na boca, nas mãos e nos pés. Além disso, ainda podem ocorrer sintomas como náuseas, vômito e diarreia.  

 

Já as lesões orais costumam ser como aftas e ficam bem doloridas, o que acaba fazendo com que a criança tenha dificuldade de se alimentar e até mesmo de tomar líquidos. As bolhas ainda podem aparecer em outras partes do corpo, como cotovelos, tornozelos, glúteos e genitais, porém, não costumam ser tão comuns. 

 

Existem ainda casos de descamação de pés e mãos, além de deslocamento de unha, de três a oito semanas após a infecção.

 

Tratamento 

 

É muito importante que você visite um médico pediatra para que ele realize um exame clínico e detecte a doença. A doença mão-pé-boca é conhecida por ser autolimitada (possui um começo, meio e fim) e o tratamento possui o intuito de apenas aliviar os sintomas.

 

A internação só é necessária se a criança sofre de alguma desidratação por causa da dificuldade de ingerir líquidos. Porém, essas situações são super raras. 

 

Como prevenir a doença mão-pé-boca?

 

Ainda não existe uma vacina contra o vírus Coxsackie, por isso, a única maneira é evitar a transmissão. Para isso é necessário tomar todas as medidas de higiene, principalmente durante as trocas de fraldas dos pequenos, além de reforçar o hábito da lavagem das mãos entre as crianças que são maiores. 

 

Além disso, é muito importante caprichar na limpeza de objetos e dos ambientes da casa, além de evitar beijos e abraços. 

 

Por fim, a criança doente deve ficar em casa, afastada da escola durante o período indicado pelo médico pediatra. 

 

Notou algum dos sintomas da doença mão-pé-boca em seu filho ou em alguém próximo a você? A Central de Consultas pode te ajudar!

 

Por fim, não perca tempo! Agende sua consulta com o pediatra diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.   

 

Compartilhar: