Exame de gravidez beta-hcg: quando fazer e como saber o resultado

Fazer o exame de gravidez beta-hCG é um passo importante para ter uma gestação segura. Isso porque esse tipo de testagem detecta a gravidez rapidamente. Confirmando o resultado logo nos primeiros dias, a mulher consegue iniciar o pré-natal mais cedo e se preparar para a chegada do bebê com tranquilidade.  

 

No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o exame, respondendo algumas dúvidas comuns, como:

  • Por que fazer o exame de gravidez de sangue?
  • Como funciona o exame de gravidez beta-hCG?
  • Quando fazer o exame de gravidez?
  • Como saber se o exame de gravidez é positivo?
  • Como ter certeza do resultado?
  • É possível exame de gravidez falso positivo?

 

Continue a leitura para saber mais.

 

Leia também: Benefícios da amamentação para a saúde da mãe e do bebê

 

POR QUE FAZER O EXAME DE GRAVIDEZ DE SANGUE? 

 

Para saber se você está grávida, é possível fazer dois tipos de testes: de farmácia ou de laboratório. O autoteste de farmácia é feito com urina, enquanto o exame laboratorial é realizado com coleta de sangue. 

 

As principais diferenças entre os dois modelos estão relacionadas à rapidez para obter o resultado e à precisão dos dados. O exame de sangue consegue detectar a gravidez já nos primeiros dias, enquanto o teste de farmácia pode demorar um pouco mais para apresentar o resultado correto (3 semanas de gravidez, aproximadamente). 

 

COMO FUNCIONA O EXAME DE GRAVIDEZ BETA-HCG?

 

O nome do exame de gravidez é beta-hCG, referência a uma fração do hormônio gonadotrofina coriônica humana

 

O hCG é produzido durante a gestação, principalmente. Sua função é manter o corpo lúteo, uma glândula endócrina que secreta progesterona no primeiro trimestre de gravidez. O corpo lúteo prepara o útero para receber o embrião. Também, permite que o feto se desenvolva nas semanas iniciais e impede abortos espontâneos.

 

A concentração do hormônio aumenta durante o primeiro mês e provoca alterações no corpo da mulher. Por exemplo, náuseas, fadiga, sonolência, dores corporais, mudanças de humor, aumento da frequência urinária, aumento e sensibilidade nas mamas etc. São os sintomas de gravidez dos primeiros dias.

 

O hCG é composto por duas moléculas, alfa e beta. A fração alfa possui uma estrutura semelhante a encontrada em outros hormônios. Porém, a fração beta só é encontrada no hCG. 

 

O exame de sangue mede esse subcomponente no organismo para identificar se há gestação e em qual estágio ela está. É mais uma diferença em relação ao autoteste de urina, que mede as duas frações (alfa e beta). Portanto, o exame de laboratório tem menores chances de erro, pois sua análise é mais específica.

 

Leia também: Saúde da mulher: como manter os cuidados?

 

QUANDO FAZER O EXAME DE GRAVIDEZ?

 

O exame de gravidez pode ser feito no primeiro dia de atraso na menstruação ou 10 dias após a fecundação

 

O hCG pode começar a ser produzido já no 5º dia da gestação. Porém, nesse momento, os níveis do hormônio ainda são baixos e talvez não seja possível detectá-lo. 

 

Portanto, é necessário aguardar até que haja uma quantidade suficiente do hormônio no organismo para ter o resultado correto. No exame de sangue beta-hCG, o tempo de espera é mais rápido, em comparação ao teste de farmácia. 

 

Mulheres em idade fértil que tiveram relações sexuais desprotegidas também devem fazer o exame, mesmo sem sintomas. É raro, mas existem casos de gravidez silenciosa, isto é, quando a gestação só é percebida em estágios mais avançados. 

 

Isso acontece quando alguns sintomas não aparecem ao longo das semanas (por exemplo, crescimento da barriga). Ou, então, quando a mulher pensa que alguns sinais estão relacionados a outras condições. É o caso de mulheres com ovários policísticos que podem ver a menstruação atrasada apenas como um problema da síndrome. 

 

A gravidez silenciosa, geralmente, acontece com quem tem ciclo menstrual irregular. Então, o tempo de espera para fazer o exame pode ser de 10 dias após a relação sexual desprotegida.

 

Descobrir a gravidez ainda no início é essencial para ter uma gestação e parto saudáveis. Assim que o exame dá positivo, a mulher deve procurar um ginecologista e começar o pré-natal. Essa é a melhor forma de identificar, prevenir e reduzir os riscos de complicações para a mãe e o feto.

 

Na Central de Consultas, você pode fazer o seu exame de gravidez e todo o acompanhamento médico (ginecológico, obstétrico e pediátrico) no pré e pós-parto. Agende suas consultas pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone (51) 3227-1515

 

Você também pode fazer o seu Check-up Pré-natal, um pacote com consulta ginecológica, ecografia obstétrica e 12 exames laboratoriais. Tudo por um preço promocional. Agende agora mesmo também pelo site ou telefone.

 

Leia também: Pré-natal: cuidados com a saúde na gestação

 

COMO SABER SE O EXAME DE GRAVIDEZ É POSITIVO?

 

Para fazer o exame beta-hCG não é necessário jejum ou preparo prévio. Também, não há contraindicação: qualquer mulher que tenha suspeitas e sintomas de gravidez pode fazê-lo. 

 

A coleta de sangue é rápida, dura entre 5 e 10 minutos. Já o tempo de espera para o resultado do exame varia, dependendo se este é do tipo qualitativo ou quantitativo

 

O exame beta-hCG qualitativo é mais rápido, podendo ficar pronto até 1h após sua realização. Porém, o beta-hCG quantitativo leva até 3 dias, em média, para análise.

 

O motivo da diferença está relacionado ao modo de apresentação do resultado. O exame qualitativo de beta-hCG tem dois resultados possíveis: positivo ou negativo. Então, sua leitura e interpretação são mais fáceis. 

 

Já no exame quantitativo, são contabilizados os níveis do hormônio no sangue. A gravidez é confirmada quando os valores de beta-hCG são iguais ou maiores do que 5mlU/ml. Números menores podem significar resultado negativo ou gestação nos primeiros dias, quando ainda não é detectável.

 

A quantidade de hCG também está relacionada ao número de semanas da gravidez. A concentração do hormônio no organismo dobra a cada 2 ou 3 dias até os 2 primeiros meses. Depois, começa a diminuir.

 

 

COMO TER CERTEZA DO RESULTADO?

 

Se o exame de gravidez deu positivo, é necessário consultar um ginecologista e iniciar o pré-natal. 

 

Mas, se o exame beta-hCG deu negativo e a menstruação continua atrasada, deve-se fazer outra testagem. Isso também é indicado quando surgem outros sintomas de gravidez. Nesses casos, o que pode ter acontecido é um resultado “falso negativo”, provavelmente, porque a gestação ainda está bem no início. 

 

O tempo de espera recomendado para fazer um novo teste é de uma semana. Se o resultado for negativo novamente, mas a menstruação não voltar ou outros sintomas não desaparecerem, procure um ginecologista. 

 

Leia também: A importância dos exames preventivos para a saúde das mulheres

 

É POSSÍVEL EXAME DE GRAVIDEZ FALSO POSITIVO?

 

Os resultados “falsos negativos” acontecem mais do que os “falsos positivos”. Mas, apesar de raro, é possível que um primeiro exame dê positivo, porém, em uma testagem seguinte, o resultado seja negativo. Uma das explicações para isso é que tenha ocorrido um aborto espontâneo logo nos primeiros dias da gestação.

 

Além disso, beta-hCG positivo pode não ser gravidez, em alguns casos mais raros. Valores altos do hormônio no sangue podem ser sinal de menopausa ou de uso de medicamentos para infertilidade. Algumas patologias também estão relacionadas à secreção de hCG, como a doença trofoblástica gestacional (mola hidatiforme e coriocarcinoma). 

 

Para confirmar o exame de gravidez, você pode realizar uma nova testagem uma semana depois e consultar um ginecologista

 

Leia também: Principais exames para fazer na menopausa

 

Se você já fez o exame beta-hCG e tem o resultado positivo, chegou a hora de fazer alguns exames. Lembre-se de que o pré-natal deve ser iniciado o mais cedo possível, para evitar complicações na gestação e no parto. 

 

Durante toda a gravidez, o médico irá solicitar testes laboratoriais e de imagem para avaliar feto, placenta e possíveis patologias. Na Central de Consultas, você pode fazer o seu Check-up Pré-natal e ficar mais preparada para essa nova fase da vida. Agende os exames agora mesmo e marque uma consulta ginecológica pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone (51) 3227-1515

Aproveite e conheça a assinatura Dr. Central também. Com essa rede de benefícios, é possível fazer consultas presenciais ou de telemedicina por um preço mais barato. Também, fica mais fácil garantir descontos em exames e medicamentos. Assine agora mesmo por apenas R$30,00 mensais. Para mais informações, ligue para (51) 3092-6060 ou mande um Whatsapp para (51) 99333-7860.

Compartilhar: