central-de-consultas-logotipo-19-anos

Resfriado ou gripe? Conheça as diferenças

Doenças respiratórias, como gripes e resfriados, costumam ter sintomas semelhantes. Portanto, é muito comum confundi-las, o que pode ser um problema. Isso porque suspeitas erradas podem resultar em cuidados e tratamentos inadequados, que levam a complicações das infecções.

 

No artigo de hoje, vamos lhe ajudar a diferenciar a gripe e o resfriado. Continuando a leitura, você também vai saber mais sobre os principais sintomas, tratamentos e formas de prevenção dessas doenças.

 

Se você tem sintomas como febre, dores (de cabeça, garganta ou corpo), congestão nasal, tosse e irritação nos olhos, procure um médico.

 

Na Central de Consultas, é possível agendar um atendimento presencial de Pneumologia, Otorrinolaringologia ou Clínico Geral. Você também pode marcar uma consulta de telemedicina com Clínico Geral pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e WhatsApp (51) 3227-1515.

 

Leia mais: Doenças respiratórias que atingem nariz e garganta

 

GRIPE

 

O que é gripe?

 

A gripe é uma infecção viral aguda causada pelo vírus Influenza. A doença atinge o trato respiratório superior (nariz, garganta) e, em casos mais graves, o trato respiratório inferior (pulmões) também.

 

O vírus da gripe possui 4 sorotipos (A, B, C e D) e sofre mutação com bastante facilidade e rapidez. Os subtipos Influenza A e Influenza B são os mais comuns. Inclusive, o vírus Influenza A é o principal responsável por epidemias sazonais e pandemias, como, por exemplo, gripe H1N1, H3N2, H5N1.

 

Em casos mais leves, a gripe pode ser tratada em casa, com medicamentos para aliviar os sintomas. O remédio para gripe pode ser do tipo anti-inflamatório, analgésico e antiviral.

 

Contudo, é possível que a doença tenha complicações no sistema respiratório superior (sinusite, otite, laringite) ou sistema respiratório inferior (pneumonia). Este último caso é mais grave e pode provocar outras doenças pulmonares, como Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), e até morte.

 

As pessoas mais vulneráveis às complicações da gripe são idosos, crianças (principalmente menores de 5 anos), gestantes e indivíduos com comorbidades. Entre estes estão pessoas transplantadas ou com doenças crônicas, câncer, HIV/AIDS, patologias nos pulmões, asma, problemas cardíacos e doenças renais.

 

Sintomas de gripe

 

O vírus Influenza tem um período curto de encubação (de 1 a 4 dias). Assim, muitas vezes, os sinais da doença podem surgir já no dia seguinte à infecção, de forma repentina. Os primeiros sintomas de gripe são:

  • Cansaço;
  • Mal-estar generalizado;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor corporal intensa;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios;
  • Febre alta (acima de 38°C).

 

A febre alta dura em torno de 2 a 3 dias. Depois desse período, os sintomas corporais diminuem e começam os sintomas respiratórios e semelhantes a alergias, como, por exemplo:

  • Coriza;
  • Congestão nasal;
  • Rouquidão;
  • Tosse (geralmente, há tosse seca, mas, em alguns casos, pode haver tosse com secreção);
  • Irritação nos olhos;
  • Vermelhidão no rosto.

 

Crianças ainda podem ter sintomas como náusea, vômito e diarreia.

 

Pessoas com gripe também podem ter espirros e dor de garganta, em acompanhamento a outros sintomas respiratórios. Contudo, esses sinais são mais comuns em resfriados.

 

Em geral, os sintomas da gripe levam de 7 a 10 dias para desaparecer. Mas, em casos graves, a Influenza pode durar até 1 mês e meio.

 

Leia mais: Influenza: sintomas e complicações do vírus da gripe

 

RESFRIADO

 

O que é resfriado?

 

O resfriado (chamado de nasofaringite) também é uma infecção viral aguda, mas com algumas particularidades. Por exemplo, é uma doença que atinge o trato respiratório superior apenas, ou seja, não afeta os pulmões (diferentemente da gripe).

 

Existem mais de 200 vírus capazes de causar o resfriado. Os principais são Rinovírus (com mais de 100 sorotipos diferentes), Adenovírus e Parainfluenza.

 

Geralmente, a nasofaringite pode ser tratada em casa. Os remédios para resfriado (analgésicos, anti-inflamatórios e antivirais) também servem para diminuir os sintomas da doença.

 

Porém, indivíduos vulneráveis (idosos, bebês, crianças e pessoas imunocomprometidas) podem ter complicações decorrentes de resfriado, embora isto seja incomum. A patologia pode evoluir para sinusite, laringite, otite e, em casos raros, pneumonia.

 

Sintomas de resfriado

 

Os primeiros sintomas de resfriado costumam ser coceira no nariz e irritação e dor de garganta. Depois, começam a surgir outros sinais de nasofaringite, como:

  • Coriza;
  • Congestão nasal;
  • Espirros;
  • Tosse seca e leve;
  • Dor corporal leve;
  • Cansaço.

 

Também pode haver dor de cabeça, com menos frequência. Entretanto, febre é algo raro de acontecer em resfriados. Mas, quando ocorre, é uma febre baixa, diferentemente da gripe.

 

Geralmente, o resfriado dura 4 ou 5 dias, portanto, é uma doença autolimitada. Caso os sintomas permaneçam por mais tempo (principalmente, mais de duas semanas), é necessário consultar com pneumologista, otorrinolaringologista ou clínico geral.

 

Outro sinal de alerta é a presença de febre alta. Como dito anteriormente, pessoas com resfriado comum não costumam ter este sintoma, portanto, pode ser sinal de complicação da doença. Além de febre alta, o resfriado em crianças é perigoso quando há sintomas gastrointestinais (náusea, vômito), dor de ouvido e excesso de sono.

 

DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO

 

Como é possível perceber, gripe e resfriado compartilham algumas características. Mas, as duas doenças não são iguais e possuem diferenças pontuais. A principal distinção está relacionada à intensidade das duas infecções virais.

 

Embora os sintomas sejam semelhantes, na gripe, estes são mais intensos e duradouros. Por exemplo, a febre é comum em diagnósticos de gripe, mas é mais rara em quadros de resfriado.

 

A possibilidade de evolução para outras doenças também é diferente entre gripe e resfriado. Como dito anteriormente, o vírus Influenza pode atingir os pulmões. Por isso, sem tratamento, a gripe pode resultar em uma pneumonia, principalmente em pessoas com sistema imunológico debilitado.

 

Já um quadro de resfriado comum dificilmente evolui para pneumonia, pois a nasofaringite não costuma atingir os pulmões. Porém, pessoas com câncer, indivíduos em tratamento de quimioterapia ou transplantados são mais vulneráveis. Portanto, devem acompanhar os sintomas de resfriado com atenção.

 

A duração das doenças também é divergente. Por exemplo, a gripe pode durar de 7 a 10 dias (com sintomas mais fortes nos 3 primeiros dias). Enquanto isso, o resfriado é curado em 4 ou 5 dias, geralmente.

 

A Influenza também é mais comum no inverno, enquanto a nasofaringite pode ocorrer em qualquer época do ano. Isso porque os vírus do resfriado não causam epidemias sazonais nem apresentam picos de contágio durante o ano.

 

A frequência com que as pessoas contraem essas doenças também é diferente. Os resfriados são infecções mais comuns, podendo ocorrer mais de uma vez em um mesmo ano. Enquanto isso, a gripe é mais rara, acontecendo uma vez em alguns anos, geralmente.

 

Porém, existe uma semelhança importante entre as duas infecções virais: em condições normais, resfriado e gripe não causam falta de ar. Este é um sinal grave de complicação das doenças que merece bastante atenção.

 

Além disso, as infecções virais agudas podem agravar outras doenças respiratórias crônicas que o indivíduo já tiver, como a asma. Portanto, caso você tenha falta de ar, procure um médico pneumologista.

 

TRANSMISSÃO VIRAL DE GRIPE E RESFRIADO

 

A forma de transmissão das duas doenças é semelhante: através de gotículas contaminadas por vírus. Então, é possível contrair gripe ou resfriado no contato com pessoas infectadas pelos vírus Influenza (gripe) ou Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza (resfriado).

 

Esses indivíduos transmitem as doenças ao falar, espirrar ou tossir, principalmente. Assim, outras pessoas contraem as infecções virais ao respirar ar contaminado. Ou, então, ao tocar em superfícies infectadas e, em seguida, levar as mãos aos olhos, nariz ou boca.

 

Os vírus que causam as duas patologias têm alta transmissibilidade. Contudo, o período mais crítico de contágio de gripe ou de resfriado é nos 3 primeiros dias de sintomas. Depois disso, a carga viral das duas infecções é mais baixa, e os riscos de transmissão diminuem.

 

Contudo, a gripe pode ter um período de transmissibilidade maior em alguns casos específicos. Por exemplo, crianças têm a capacidade de transmitir a doença por, pelo menos, 14 dias após o início dos sintomas. Já pessoas com doenças crônicas (como câncer, HIV/AIDS, doença renal crônica) podem transmitir a influenza por meses.

 

COMO TRATAR A GRIPE E O RESFRIADO?

 

Para tratar as duas doenças, é necessário procurar um pneumologista, otorrinolaringologista ou clínico geral.

 

Para fazer o diagnóstico, o médico avalia os sintomas do paciente e pode fazer coleta de secreção da nasofaringe (esfregaço nasofaríngeo). Este é um exame rápido (o resultado fica pronto em torno de 20 minutos) e serve para descobrir o vírus causador da infecção.

 

Casos leves de gripe ou resfriado possuem tratamento sintomático, que pode ser feito em casa. Por isso, são utilizados remédios anti-inflamatórios e analgésicos. Recomenda-se que o tratamento para gripe ou resfriado seja iniciado logo quando surgem os sintomas. Isso evita complicações decorrentes das patologias.

 

COMO PREVENIR A GRIPE E O RESFRIADO?

 

A melhor forma de prevenir a gripe é com a vacinação contra o vírus Influenza, disponível no SUS e em clínicas particulares. Em média, a vacina começa a fazer efeito 14 dias após a aplicação.

 

A dose deve ser anual, pois o vírus da gripe sofre mutações constantemente, o que exige atualização das vacinas todos os anos. A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade.

 

Contudo, ainda não existe vacina para resfriado. Ainda assim, é possível prevenir esta e outras infecções virais adotando alguns hábitos no dia a dia.

 

Para a prevenção do resfriado e da gripe é necessário:

  • Manter os ambientes sempre bem arejados, com janelas abertas, mesmo no inverno. Deixar as janelas fechadas impede a circulação e renovação do ar e facilita a proliferação de vírus;
  • Evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados;
  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Lavar as mãos após tocar em objetos de uso coletivo;
  • Não levar as mãos sujas aos olhos, nariz ou boca;
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar com lenço descartável ou papel higiênico;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal (como escovas de dente) e utensílios domésticos (como talheres, copos).

 

Para pessoas que estão com o vírus do resfriado ou da gripe, é importante redobrar os cuidados para evitar transmissão das doenças. Também é recomendado isolamento de 7 dias e uso de máscara em ambiente fechado enquanto a infecção viral não estiver curada.

 

A pessoa com gripe ou resfriado ainda deve fazer repouso e manter-se hidratada com água, chás e sucos naturais. Ainda, para cuidar da saúde, é necessário observar a evolução dos sintomas de perto, com acompanhamento médico.

 

RELEMBRANDO: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO

 

Gripe:

  • Causada pelo vírus Influenza;
  • Sintomas mais intensos;
  • Presença de febre alta (acima de 38°C);
  • Duração de 7 a 10 dias (sintomas mais fortes nos 3 primeiros dias), geralmente;
  • Pode atingir os pulmões e evoluir para pneumonia ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA);
  • É uma infecção mais rara do que o resfriado;
  • Ocorre com mais frequência no inverno.

 

Resfriado:

  • Pode ser causada por uma variedade de vírus. Os mais comuns são Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza;
  • Sintomas mais leves;
  • Febre é um sintoma raro. Quando acontece, a temperatura costuma ser abaixo de 39°C;
  • Duração de 4 a 5 dias, geralmente;
  • Não costuma atingir os pulmões;
  • Evolução para pneumonia é algo bastante raro;
  • É uma infecção mais comum do que a gripe. Pode ocorrer várias vezes ao ano.

 

Caso você tenha sintomas de resfriado ou gripe, procure ajuda médica. Na Central de Consultas, você agenda atendimento presencial de Pneumologia, Otorrinolaringologia ou Clínico Geral para tratar gripes e resfriados. Marque sua consulta pelo site centraldeconsultas.med.br ou telefone e WhatsApp (51) 3227-1515.

 

Se preferir, você pode agendar uma consulta de telemedicina com Clínico Geral e receber atendimento médico sem sair de casa. A consulta é realizada via chamada de vídeo no WhatsApp. Para saber mais, acesse centraldeconsultas.med.br/consulta-online.

 

Aproveite também para conhecer a rede de benefícios Dr. Central. A partir de R$30,00, você faz sua assinatura e ganha descontos em consultas, exames e na compra de produtos em farmácias e lojas parceiras. Para saber mais, ligue para (51) 3092-6060 ou chame no WhatsApp (51) 98977-2610.

Compartilhar: